Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1592
Título: Estimação preliminar das medidas de mortalidade do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste brasileiros
Autor(es): Ivo, Carlos Tassito Correa
Gesteira, Tereza Cristina Vasconcelos
Palavras-chave: Lutjanus - Purpureus - Brasil - Norte
Data do documento: 1974
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: IVO, C. T. C.; GESTEIRA, T. C. V. (1974)
Resumo: É crescente a importância da pesca industrial do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no norte e nordeste do Brasil, onde se apresenta como um dos principais recursos pesqueiros marinhos. Neste estudo os autores pretendem estimar as medidas de mortalidade do pargo, que permitirão uma melhor avaliação do estoque disponível para pesca. Foram amostrados 27.922 indivíduos desembarcados em Fortaleza (Estado do Ceará), capturados ao largo da costa norte e nordeste do Brasil, no período de janeiro/1970 a dezembro/1973. De cada indivíduo foi tomado o comprimento total (entre as extremidades anterior da cabeça e posterior da cauda), que variou de 30,0 a 82,0 cm. Não foram considerados os sexos. A metodologia adotada neste trabalho foi sugerida por Santos (MS), para análise das populações biológicas. As amostras, agrupadas por semestres dos anos em estudo, foram distribuídas por classes de comprimento total, correspondentes às diversas idades, de acordo com a curva de crescimento anteriormente calculada por Menezes& Gesteira (1974).
Descrição: IVO, Carlos Tassito Correa; GESTEIRA, Tereza Cristina Vasconcelos. Estimação preliminar das medidas de mortalidade do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste brasileiros. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 14, n.2, p.123-127, dez. 1974.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1592
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1974_art_ctsivo.pdf230,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.