Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1596
Título: Estudo sobre a pesca de lagostas no Ceará, durante o ano de 1973
Autor(es): Paiva, Melquíades Pinto
Palavras-chave: Lagosta - Pesca - Ceará
Data do documento: 1974
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: PAIVA, M. P. (1974)
Resumo: Desde o inicio da exploração lagosteira na região nordeste do Brasil, ocorrido no ano de 1955 , o Estado do Ceará tem sido o principal exportador nacional de lagostas. No ano de 1973 foram exportadas 2.156 toneladas métricas de caudas congeladas de lagostas através do porto de Fortaleza, quantidade esta não ultrapassada em nenhum ano anterior, e que representou 82,8% da exportação brasileira deste produto, no ano acima referido. Houve predomínio do tipo 2 - 4 onças nas exportações cearenses de caudas congeladas de lagostas, levadas a efeito no ano de 1973 , embora um pouco superior aos valores correspondentes aos tipos 4 - 6 e 6 - 8 onças. Neste trabalho são estudados alguns aspectos da pesca de lagostas no Estado do Ceará, durante o ano de 1973 . As espécies Panulirus argus (Latreille) e Panulirus laevicauda (Latreille) são as únicas exploradas comercialmente no nordeste brasileiro, sendo aqui consideradas em conjunto. Os dados disponíveis para o estudo da densidade relativa foram obtidos a partir de informações existentes nos mapas de bordo, distribuídos e coletados pela Superintendência do Desenvolvimento da Pesca.
Descrição: PAIVA, Melquíades Pinto. Estudo sobre a pesca de lagostas no Ceará, durante o ano de 1973. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 14, n.1, p. 37-40, jun. 1974.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1596
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1974_art_mppaiva.pdf207,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.