Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1600
Título: Processos de sedimentação na Baía de São Marcos, Estado do Maranhão, Brasil
Autor(es): Morais, Jader Onofre de
Palavras-chave: Sedimentos - Geologia - Maranhão
Data do documento: 1977
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: MORAIS, J. A. de (1977)
Resumo: A Baía de São Marcos está situada no litoral do Estado do Maranhão, separando dois tipos distintos de litoral, além de posicionar-se próximo a três bacias sedimentares. A largura da baía varia de 55 km no seu limite norte (em direção ao mar) a 13 km na sua meia extensão, aumentando para 25 km no seu limite sul ao iníciar-se a Ilha dos Caranguejos. Seu comprimento é de aproximadamente 64 km. A baía é a continuação do estuário do Rio Mearim que se bifurca na Ilha dos Caranguejos. A Baía de São Marcos é a principal via de acesso ao Porto de Itaqui, motivo pelo qual os estudos dos processos de sedimentação associados ao estudo hidrodinâmico revestem-se de interesse especial. Neste trabalho são considerados os resultados obtidos em campanhas de campo para correntometria, salinidade, temperatura das águas, material em suspensão, sedimentos de fundo da baía e das suas margens, batimetria e aspectos geomorfológicos que, associados, levam a definir seu comportamento hidrodinâmico sedimentar.
Descrição: MORAIS, Jader Onofre de. Processos de sedimentação na Baía de São Marcos, Estado do Maranhão, Brasil. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n.2, p. 153-164, dez. 1977.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1600
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_jomoraisprocessos.pdf556,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.