Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16111
Title in Portuguese: Integração de um ambiente virtual de aprendizagem com aplicações móveis de suporte a educação a distância
Title: Integracion of a virtual learning environment of with mobile applicatons of support the distance education
Author: Sarmento, Wellington Wagner Ferreira
Advisor(s): Souza, José Neuman de
Co-advisor(s): Castro, Miguel Franklin de
Keywords: Teleinformática
Ambientes virtuais de aprendizagem
Informática educativa
Educação a distância
Issue Date: 17-Sep-2007
Citation: SARMENTO, W. W. F. Integração de um ambiente virtual de aprendizagem com aplicações móveis de suporte a educação a distância. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Abstract in Portuguese: Os objetivos deste trabalho são propor um conjunto de Aplicações Móveis que possibilitem o suporte a atividades e interações oriundas de um processo de Educação a Distância, e integrar tais aplicações a um Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA),possibilitando seu acesso através de Dispositivos Móveis. Como contribuição para a efetivação dos propósitos deste trabalho, um modelo de integração baseado em Serviços Web é apresentado, voltado para a interligação de um AVA e três aplicações educacionais móveis, propostas com o intuito de permitirem uma ampliação no que se refere aos mecanismos de notificação e comunicação, presentes nos atuais ambientes de aprendizagem baseados na Internet, bem como uma melhoria destes no que se refere ao suporte de atividades de campo ou laboratoriais. A justificativa deste esforço está centrada na necessidade pedagógica premente de flexibilizar cada vez mais o processo de interação e comunicação entre participantes de ambientes para aprendizagem a distância.
Abstract: This dissertation proposes an extension of the traditional concept of Learning Management System (LMS) – currently based on the Web technology – where it must act as an integration element for several media aiming the Distance Education process. As a first step heading to this purpose, a web service-based integration model is shown between the SOLAR environment of the web-based distance courses and a set of mobile education applications, which are developed with the intention of allowing an increase of the present resources in the used virtual environment. The model of integration is based in Web Services whom communicate with three educational mobile applications. This mobile applications extend a notify, communication and on field works services of a LMS. The justification of this effort is based on the pedagogic need of having more and more the interaction process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16111
Appears in Collections:DETE - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_dis_wwfsarmento.pdf2,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.