Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1612
Título: Estudo sobre a composição do plâncton, no estuário do Rio Jaguaribe (Ceará - Brasil)
Autor(es): Fonseca, Verônica Gomes da
Klein, Vera Lucia Mota
Palavras-chave: Marine - Zooplankton - Ceará
Data do documento: 1976
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: FONSECA, V. G. da.; KLEIN, V. L. M. (1976)
Resumo: Os rios do nordeste brasileiro são influenciados pelo regime pluvial. Ocupam leitos estreitos e suas cheias são rápidas e violentas, com grande quantidade de material em suspensão; no estio ficam secos, reduzidos a séries de poços, que abrigam a vida aquática (Paiva, 1963). Das bacias fluviais do Estado do Ceará (Brasil), a mais extensa e importante é a do Rio Jaguaribe, ocupando cerca de 80.000 km2 e totalmente incluída em território cearense (Pompeu Sobrinho, 1962) . O Rio Jaguaribe é alimentado por chuvas irregulares; seu regime de vazão é variável, permanecendo seco grande parte do ano; suas descargas máximas são observadas no período chuvoso (janeiro-julho); durante a estiagem (agosto-dezembro), a influência das marés impede que ele sofra um "corte" no seu curso inferior. Este estudo está baseado em 71 amostras de plancton estuarino do Rio Jaguaribe, coletadas durante a preamar e baixa-mar, no período de julho/74 a junho/75 , em toda extensão do estuário. As estações de coleta foram as seguintes: I - Porto de Aracati, que é considerado como a zona de maior poluição da área em estudo, estando situado a 18 km da foz; II - Ruínas, distando 11 km da foz; III - Canal Grande, localizado a 4 km da foz; IV - Barra, que é a foz propriamente dita. As amostras foram coletadas com a rede padrão de plancton, através de arraste horizontal, no tempo mínimo de cinco minutos.
Descrição: FONSECA, Verônica Gomes da.; KLEIN, Vera Lucia Mota. Estudo sobre a composição do plâncton, no estuário do Rio Jaguaribe (Ceará - Brasil). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 16, n.1, p. 1-8, jun. 1976.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1612
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1976_art_vgfonseca.pdf427,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.