Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1616
Título: Sobre a obtenção de farinha integral e óleo da sardinha bandeira, Opisthonema oglinum (Le Sueur)
Autor(es): Beserra, Frederico José
Meneses, Ana Célia Sousa
Palavras-chave: Sardinha (Peixe) - Pesca - Ceará
Data do documento: 1975
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: BESERRA, F. J.; MENESES, A. C. S. (1975)
Resumo: A sardinha bandeira, Opisthonema oglinum (Lê Sueur), é um dos peixes mais comuns e abundantes ao longo da costa nordestina do Brasil, sendo capturado pelo sistema artesanal (Paiva et ai, 1971). Sua exploração não vem apresentando níveis satisfatórios de desenvolvimento. Tendo em vista a carência de farinha ds pescado para arraçoamento animal no nordeste brasileiro, objetiva-se com este trabalho a elaboração de farinha integral a partir da sardinha bandeira, bem como o estudo de sua composição química, obtenção de óleo como subproduto, e conservação da farinha produzida. Trabalhamos com peixes capturados em frente de Fortaleza (Ceará - Brasil), sem nenhuma distinção de tamanhos ou sexos. Em laboratório as amostras foram elaboradas segundo o método de Tornes & George (1970) , sendo determinado o tempo e pressão ótimos para o cozimento.
Descrição: BESERRA, Frederico José; MENESES, Ana Célia Sousa. Sobre a obtenção de farinha integral e óleo da sardinha bandeira, Opisthonema oglinum (Le Sueur). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.15, n.1, p.67-70, jun. 1975.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1616
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1975_art_fjbeserra.pdf217,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.