Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1617
Título: Estudo sobre a fecundidade do ariacó, Lutjanus synagris (Linnaeus), da costa do Estado do Ceará (Brasil)
Autor(es): Gesteira, Tereza Cristina Vasconcelos
Rocha, Carlos Artur Sobreira
Palavras-chave: Peixe - Reprodução - Ceará
Data do documento: 1976
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: GESTEIRA, T. C. V.; ROCHA, C. A. S. (1976)
Resumo: O ariacó, Lutjanus synagris (Linnaeus), ocupa uma posição de destaque entre as espécies marinhas capturadas nas pescarias artesanais, no Estado do Ceará (Brasil). O presente trabalho é uma contribuição ao conhecimento do seu potencial reprodutivo, objetivando fornecer informações básicas para a sua racional exploração pesqueira. Este estudo foi baseado em 42 fêmeas maduras (estádio de desova), cujos tamanhos variaram entre 244 e 494 mm de comprimento total, capturadas em locais próximos à costa e desembarcadas em Iguape (Aquiraz - Ceará), nos anos de 1973 e 1974. De cada indivíduo, além de ter sido registrado o comprimento total (aproximação de 0,1 cm) e o peso total (aproximação de 0,1 g), o par de gônadas foi retirado e pesado. Na determinação do estádio gonadal, foram consideradas maduras as gônadas que, através de exames macroscópicos, apresentaram óvulos bem desenvolvidos e em grande número. Uma amostra de l grama do par de gônadas foi retirada de cada fêmea, e posta em vidro contendo solução de Gilson, durante o tempo suficiente para que os óvulos se desprendessem dos tecidos dos ovários. Decorrida esta etapa, os óvulos foram lavados várias vezes com álcool comum, para facilitar a operação de contagem, que foi realizada com auxílio de uma lupa estereoscópica, de iluminação direta.
Descrição: GESTEIRA, Tereza Cristina Vasconcelos; ROCHA, Carlos Artur Sobreira. Estudo sobre a fecundidade do ariacó, Lutjanus synagris (Linnaeus), da costa do Estado do Ceará (Brasil). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 16, n.1, p. 19-22, jun. 1976.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1617
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1976_art_tcvgesteira.pdf177,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.