Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1619
Título: Estudo da flora bacteriana dos camarões Xyphopenaeus kroyeri (Heller) e Penaeus schmitti Burkenroad, em Fortaleza, Ceará
Autor(es): Vieira, Regine Helena Silva dos Fernandes
Telles, Francisco José Siqueira
Palavras-chave: Camarão - Ceará
Data do documento: 1977
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: VIEIRA, R. H. S. dos F.; TELLES, F. J. S. (1977)
Resumo: A microflora do pescado depende, em grande parte, do grau de contaminação das águas que constituem seu habitat. A faixa costeira em frente a Fortaleza encontra-se altamente poluída por bactérias de origem fecal (Caland Noronha & Morais, 1972), e os peixes e crustáceos que nela habitam tornam-se, naturalmente, contaminados, sofrendo uma drástica redução em suas condições sanitárias ideais. Dentre as espécies capturadas nesta área, destacam-se o camarão sete-barbas, Xyphopenaeus kroyeri (Heller) e o camarão branco, Penaeus schmitti Burkenroad, por seu alto valor comercial (Fausto Filho, 1968), motivo por que determinamos, neste trabalho, a flora bacteriana destas espécies e investigamos a eficiência do tratamento de pescado com hipoclorito de sódio, visando à redução dos microrganismos nele presentes.
Descrição: VIEIRA, Regine Helena Silva dos Fernandes; TELLES, Francisco José Siqueira. Estudo da flora bacteriana dos camarões Xyphopenaeus kroyeri (Heller) e Penaeus schmitti Burkenroad, em Fortaleza, Ceará. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n.1, p. 41-43, jun. 1977.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1619
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_rhsfvieira.pdf196,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.