Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16243
Título: A aprendizagem experiencial em empresas cearenses de desenvolvimento de software
Autor(es): Lima, Eric Buarque de
Orientador(es): Ferraz, Serafim Firmo de Souza
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional
Software - Desenvolvimento
Data do documento: 2008
Citação: LIMA, E. B. (2008)
Resumo: Este estudo objetivou investigar as contribuições das práticas de aprendizagem experiencial para o desenvolvimento de competências de gerentes de projetos em empresas cearenses de desenvolvimento de software. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, por meio de uma pesquisa de campo, de base qualitativa, em estudos de casos múltiplos em três empresas cearenses de produção de software afiliadas ao Instituto Titan, com sede em Fortaleza-CE, e que possuem como principal atividade o desenvolvimento de software. A pesquisa bibliográfica e documental, bem como a coleta de dados por meio de questionários semi-estruturados foi orientada pelo estudo das práticas formais e informais de aprendizagem individual, em grupo e organizacionais, além dos mecanismos de reconhecimento da capacitação profissional dos referidos sujeitos. Os resultados da pesquisa mostraram que, nas organizações pesquisadas, a aprendizagem e a capacitação profissionais ocorrem preferencialmente pela via experiencial do peer learning e do autodesenvolvimento apoiado na internet. Embora as referidas organizações estimulem as práticas experienciais identificadas e a troca de conhecimentos no contexto dos grupos de trabalhos, inexistem procedimentos formalizados e estruturados de planejamento, execução, avaliação de resultados e de legitimação das competências desenvolvidas experiencialmente.
Abstract: This work shows a research about experiential learning on the field of companies that develop softwares in Ceará-Brazil. The main goal is to investigate the contributions of experiential learning practices for professionals working in this kind of companies, starting with their politics, processes and formal practices of training, besides maping and analyzing the initiatives and strategies that individuals, groups and organizations held for this purpose. A literature review was done about the basis of education and experiential learning, the learning in the knowledge management area and in the total quality management, as well as the formal and informal aspects of learning, and formative experiences. Having the project managers as subjects, three companies were investigated through this study of multiple cases. In methodological terms, this research has a qualitative nature, it is characterized as explorative, descriptive and bibliographic. On the process of data collection, semi-structured interviews were used and, for the data analysis, the content analyses. The results showed that the professional development is helped by the use of experiential learning in these companies, but there is a need to improve the processes of learning evaluation and knowledge management. The employees of these companies prefer the experience-based learning and peer learning, they consider the internet their first source of knowledge; the groups develop their knowledge and learning mostly through the method of “conception proof”; and the organizations encourage their employees to study and research for new technologies and methodologies at any time of the working shift and use team meetings as a way of transferring of knowledge.
Descrição: LIMA, Eric Buarque de. A aprendizagem experiencial em empresas cearenses de desenvolvimento de software. 2008. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16243
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_eblima.pdf901,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.