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Título: Desenvolvimento de competências gerenciais e aprendizagem experiencial: um estudo entre os gerentes de agência do Banco do Brasil no Estado do Ceará
Autor(es): Leite, Marcos Tadeu dos Santos
Orientador(es): Lima, Marcos Antonio Martins
Palavras-chave: Desempenho
Aprendizagem experimental
Capacidade executiva
Aprendizagem organizacional
Data do documento: 2008
Citação: LEITE, M. T. S. (2008)
Resumo: Fundamentado nos conceitos de competências e da aprendizagem experiencial, esta pesquisa, investiga, na percepção dos gerentes gerais de agência do Banco do Brasil no Estado do Ceará, qual a contribuição da aprendizagem experiencial para o desenvolvimento das competências gerenciais requeridas no dia-a-dia do seu ambiente de negócios e não supridas pela abordagem formal de desenvolvimento gerencial. Através de levantamento bibliográfico e de consultas a analistas responsáveis pela elaboração de estratégias de desenvolvimento profissional do Banco, identificou-se as competências gerenciais desenvolvidas pelos programas formais da Empresa. Posteriormente, utilizando-se competências constantes na literatura como relevantes ao desempenho dos gerentes na atualidade, construiu-se um questionário com 80 itens, para mapear, numa pesquisa preliminar e na percepção dos gestores em estudo, quais destas competências eram desenvolvidas através da aprendizagem experiencial, no seu dia-a-dia de trabalho. Os resultados da pesquisa preliminar mostraram que as competências requeridas no dia-a-dia de trabalho dos gerentes são desenvolvidas pela aprendizagem experiencial, identificando-se uma lacuna (gap) significativa entre as competências formais e as competências experienciais desenvolvidas. Estes dados permitiram a elaboração de um questionário com 25 itens, respondidos numa escala Likert, aplicado através de um survey à população total de 140 gerentes gerais de agência do Banco do Brasil no Estado do Ceará, com o objetivo de aferir, a partir da percepção destes gestores, se o seu desempenho atendia ao desempenho esperado pelo Banco nos segmentos de competências identificados. A análise exploratória demonstrou que as performances dos gerentes pesquisados atende aos níveis de desempenho esperado pelo Banco nos dois conjuntos de competências, sendo desprezível o gap encontrado, e a análise fatorial revelou um único fator, cuja correlação entre os significados e as semelhanças semânticas das suas variáveis permite identificar oito competências dos gestores avaliados como vinculadas aos papéis de mentor e facilitador, do Modelo das Relações Humanas (QUINN et al., 2003).
Abstract: Based on the concepts of competencies and experiential learning, this research investigates, according to the view of general managers from the agencies of Bank of Brazil in the state of Ceará, the contribution of experiential learning to the development of managerial competencies which are required at their ordinary work environment and were not provided by the formal approach of managerial development. Firstly, through documental analysis review and consulting the analysts in charge of the elaboration of professional development strategies at the Bank, the managerial competencies developed by the formal program of the company were identified. After that, with the help of an intense literature review relevant to the managers’ performance nowadays, a questionnaire of 80 items was built in order to observe, as a preliminary research, which of these competencies were developed through the experiential learning in their every day work. The results of this previous investigation showed that the competencies required were developed by managers through experiential learning so that it was possible to identify a significant gap between the formal competencies and the experiential competencies. These data allowed the elaboration of a 25-item questionnaire answered on a Likert scale and applied as a survey to 140 general managers from the bank mentioned before. The objective of this survey was to evaluate if the managers’ performance on the competencies required achieved what was expected by the company. The results pointed out that the analyzed managers’ performance corresponded to the performance expected by the company on both groups of competencies so that the gap which was found previously, became unimportant. The factorial analysis showed only one factor whose correlation with the meanings and the semantic similarities of its variables allows the identification of eight competencies which were put together as a unique factor known as Human Resource Model (QUINN et al. 2003).
Descrição: LEITE, Marcos Tadeu dos Santos. Desenvolvimento de competências gerenciais e aprendizagem experiencial: um estudo entre os gerentes de agência do Banco do Brasil no Estado do Ceará. 2008. 225 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16245
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