Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16304
Título: Percepção socioambiental: a visão de turistas e residentes de Guaramiranga-Ce
Título em inglês: Socioambiental perception: the vision of tourist and residents of Guaramiranga-Ce
Autor(es): Fontenele Júnior, Armando Matos
Orientador(es): Casimiro Filho , Francisco
Palavras-chave: Turismo - melhoria socioeconômica
turismo - Guaramiranga-Ce
tourism - socioeconômica improvement
tourism - Guaramiranga-Ce
Data do documento: 2004
Citação: FONTENELE JUNIOR, A.M. (2004)
Resumo: O turismo é uma atividade em crescimento que tem relevante importância no cenário mundial, tanto pelo volume de recursos movimentados, quanto pelos desdobramentos positivos e negativos que pode ocasionar. Neste sentido, há que se planejar cuidadosa e responsavelmente a atividade a fim de torná-la a mais positiva possível, sem ignorar ou negligenciar seus efeitos negativos, dos quais se destacam os danos ao meio ambiente e a depreciação cultural dos núcleos receptivos. Se bem planejado e administrado, o turismo pode trazer benefícios para a comunidade que recebe o turista, com valorização cultural, melhoria socioeconômica e ganho de qualidade de vida. No cerne da questão, encontra-se a inclusão da comunidade no processo e a supremacia das necessidades dos moradores sobre as necessidades do turista, bem como a valorização do meio ambiente e da cultura acima da estimação econômica. O estudo de caso da comunidade de Guaramiranga enfoca a diversidade de percepção entre turistas e moradores acerca do turismo e seus efeitos ao meio ambiente e à cultura local. Um levantamento de dados por intermédio de entrevistas com turistas e moradores visa a esclarecer a visão de cada grupo sobre os desdobramentos da atividade turística no Município e a interpretação dos dados revela os anseios e perspectivas de cada lado sobre meio ambiente e turismo. Conclui-se que os moradores conhecem e valorizam os atrativos locais e estão dispostos a se envolver na atividade do turismo, faltando-lhes incentivo e oportunidade.
Descrição: FONTENELE JÚNIOR, Armando Matos. Percepção socioambiental: a visão de turistas e residentes de Guaramiranga-Ce. 2004. 108 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, PRODEMA- Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Fortaleza-CE, 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16304
Aparece nas coleções:PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_dis_amfontenelejunior.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.