Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1634
Título: Aspectos biológicos da serra, Scomberomorus maculatus (Mitchill), capturada por currais-de-pesca
Autor(es): Menezes, Mariana Ferreira de
Palavras-chave: Peixe - Tamanho
Data do documento: 1976
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: MENEZES, M. F. de; (1976)
Resumo: A população da serra, Scomberomorus maculatus (Mitchill), que habita as áreas de pesca em frente a Fortaleza e municípios vizinhos, tem sido objeto de uma série de estudos realizados com base na amostragem da captura com linha-de-corso e rede-de-espera. A serra é também capturada em currais-de-pesca que estão localizados, principalmente, em frente a Almofala, município de Acaraú. Os três tipos de aparelho de pesca citados têm características diferentes e atuam em áreas geográficas distintas, o que significa dizer que as informações obtidas sobre o ciclo de vida da mesma população apresentarão divergências conforme o aparelho utilizado para sua captura, em função das propriedades seletivas de cada um e da sua área de atuação. É necessário, portanto, levar em consideração essas variáveis para que se possa eliminar o efeito de erros de amostragem e obter informações verdadeiras sobre a biologia da população. No presente trabalho, procuramos conhecer a composição de tamanho dos indivíduos da população da serra, na fase exploratória, e alguns aspectos relacionados com sua reprodução, através de coleta de informações por amostragem da captura por currais-de-pesca. Os dados básicos para a realização deste trabalho (comprimento zoológico, sexo e estádio de desenvolvimento sexual), foram obtidos por amostragem da captura de serra por currais-de-pesca de Almofala, município de Acaraú, no período de janeiro de 1969 a dezembro de 1973. A condição de desenvolvimento sexual dos machos foi determinada externamente, por pressão exercida no ventre dos peixes, sendo agrupados em duas categorias, "sem esperma" e "com esperma". Com respeito às fêmeas, a condição de desenvolvimento sexual foi determinada por exame macroscópico dos ovários, sendo aquelas agrupadas em cinco estádios, de acordo com Mota Alves & Tomé (1968).
Descrição: MENEZES, Mariana Ferreira de. Aspectos biológicos da serra, Scomberomorus maculatus (Mitchill), capturada por currais-de-pesca. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.16, n.1, p.45-48, jun 1976.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1634
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1976_art_mfmenezes.pdf272,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.