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Título: Impacto do clima organizacional na intenção de rotatividade em call centers
Autor(es): Castro, Patrícia Mendes
Orientador(es): Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Palavras-chave: Centros de atendimento ao cliente
Cultura organizacional
Rotatividade de pessoal
Data do documento: 2009
Citação: CASTRO, P. M. (2009)
Resumo: O objetivo principal deste estudo foi investigar as relações previsíveis entre os fatores de clima organizacional e intenção de rotatividade. Foi desenvolvido com 333 operadores de call center de três empresas em Fortaleza (Ceará). As respostas obtidas foram classificadas em uma planilha eletrônica do programa de SPSS e submetidas a métodos diferentes de estatísticas descritivas. Os resultados das análises de regressão para a amostra geral revelou que o modelo explicou 18% da intenção de mudar para uma empresa de outro segmento e 20% da intenção de mudar para outro call center. A “identificação com o cargo” e “identificação com o serviço” de telecobrança foi significativamente responsável pela intenção de mudar para uma empresa de outro segmento. Por outro lado, as variáveis “identificação com o cargo”, “orientação técnica fornecida por supervisores”, “apoio socioemocional” e “satisfação com a organização” foram significativamente responsável pela intenção de mudar para outro call center. É importante mostrar que as variáveis que mais interferiram na intenção para mudar para uma companhia de outro segmento e para a intenção de mudar para outro call center eram pertencentes ao grupo de variáveis do fator de comportamento. As conclusões encontradas nesse estudo podem servir como ponto de partida para a necessidade de estudos adicionais com métodos semelhantes que podem aumentar o conhecimento sobre a relação entre as variáveis consideradas em outras realidades organizacionais.
Abstract: The main objective of this study was to investigate the predictable relationships between the factors of organizational climate and turn over intention. It was developed with 333 call center’s operators of three companies of charging section in Fortaleza (Ceará). The obtained answers were codified in a spreadsheet of the SPSS program and submitted to different methods of descriptive statistics. The results of the analyses of regression for the general sample revealed that the model explained the amount of employees (18%) that intended to change for another company of other segment and the amount (20%) of the intention of changing for other call centers. The variables “identification with the position” and “identification with the tele-charging service” were significantly responsible for the intention of changing for a company of another segment. On the other hand, the variables “identification with the position”, technical orientation offered by supervisors”, socio-afective support” and “satisfaction with the organization” were significantly responsible for the intention to change to an organization of other segment. It is important to point out that the variables that more interfered in the intention to change for a company of another segment and for the intention of changing for another call center were those belonging to the group of variables of behavioral factor. The conclusions of the study point to the necessity of further studies with similar methods that can increase the knowledge about the relationship between the considered variables in other organizational realities.
Descrição: CASTRO, Patrícia Mendes. Impacto do clima organizacional na intenção de rotatividade em call centers. 2009. 86 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16377
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