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Título: Gestão estratégica do desempenho humano em uma distribuidora de energia elétrica no Brasil: um estudo avaliativo na percepção dos empregados
Autor(es): Lima, Lysia Maria Brito Teles
Orientador(es): Lima, Marcos Antonio Martins
Palavras-chave: Administração de pessoal
Avaliação de desempenho
Data do documento: 2012
Citação: LIMA, L. M. B. T. (2012)
Resumo: Nos últimos anos, tem sido intensa a busca das organizações pela adoção de um modelo de gestão estratégia de desempenho, alinhado com as estratégias corporativas, de maneira a atender simultaneamente a todos os stakeholders. Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar a percepção dos colaboradores e gestores acerca do novo modelo de gestão estratégica de desempenho humano adotado pela distribuidora de energia elétrica do Ceará em 2010, denominado Gestão de Rendimento (GR). Para tanto, considera uma avaliação de comportamentos e do alcance de resultados (metas) alinhados às estratégias do negócio. Desde a sua implantação, em 2010, esse modelo passou, automaticamente, a nortear todas as demais ações de gestão de pessoas da empresa, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e carreira. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, trazendo em sua abordagem alguns elementos quantitativos. Como método de coleta de dados, foi utilizado um levantamento amostral (survey), por meio da aplicação de questionário enviado por e-mail. O universo da pesquisa ficou circunscrito à Companhia Energética do Ceará (Coelce); sua população compreendeu os empregados e gestores da empresa, totalizando 1.291 pessoas; e sua amostra foi estimada em 217 participantes, número correspondente ao de respondentes. De modo geral, pôdese concluir que os pesquisados se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com o novo modelo de gestão estratégica de desempenho humano adotado pela Coelce em 2010. Com base nos resultados dos testes de comparação, observou-se que a fase de mapa estratégico foi a mais bem avaliada, com média significativamente maior que as das demais fases. Enquanto isso, as fases de aplicação e avaliação geral do GR assinalaram as menores médias, significativamente inferiores às das demais e estatisticamente iguais entre si.
Abstract: In recent years, there has been intense search for organizations by adopting a model of performance management strategy aligned with corporate strategies, so as to simultaneously satisfy all stakeholders. This research aims at investigating the perceptions of employees and managers about the new model of strategic management of human performance adopted by the electricity distributor of Ceará in 2010, called Revenue Management (GR). To this end, consider an evaluation of behavior and achievement of results (goals) aligned with business strategies. Since its inception in 2010, this model was automatically to guide all other shares of the company's personnel management, such as recruitment and selection, training and development, compensation and career. This research is characterized as descriptive in its approach to bringing some quantitative elements. As a method of data collection, we used a sample survey (survey), by means of a questionnaire sent by e-mail. The research was limited to the Companhia Energetica do Ceará (Coelce), its population consisted of employees and managers of the company, totaling 1291 people, and their sample was estimated at 217 participants, corresponding to the number of respondents. Overall, it was concluded that the respondents consider themselves satisfied or very satisfied with the new model of strategic management of human performance by Coelce adopted in 2010. Based on the results of comparison tests, it was observed that the phase of a strategy map was the highest rating, with significantly greater than the average of the remaining phases. Meanwhile, the phases of implementation and overall evaluation of the GR that were reported the lowest average, significantly lower than the other and statistically equal.
Descrição: LIMA, Lysia Maria Brito Teles. Gestão estratégica do desempenho humano em uma distribuidora de energia elétrica no Brasil: um estudo avaliativo na percepção dos empregados . 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16381
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