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Título: Um estudo sobre intra-empreendedorismo e dimensão cultural em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense
Autor(es): Estevam, Artilene Barros Rabelo
Orientador(es): Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Palavras-chave: Empreendimentos
Cultura organizacional
Empreendedorismo
Data do documento: 2008
Citação: ESTEVAM, A. B. R. (2008)
Resumo: Trata-se de um estudo sobre intra-empreendedorismo e a dimensão cultural “distância hierárquica” em Hofstede em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense, localizada na região metropolitana de Fortaleza. O objetivo é descrever as principais práticas de intra-empreendedorismo identificadas e sua relação com os aspectos da dimensão cultural distância hierárquica na empresa pesquisada. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e descritiva para o estudo de caso. Adotou como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada e se fundamenta nas bases conceituais do intra-empreendedorismo e a dimensão cultural distância hierárquica, em Hofstede. Nove colaboradores da empresa pesquisada foram entrevistados com o objetivo de descrever as práticas intra-empreendedoras na empresa pesquisada; relacionar práticas intra-empreendedoras com o comportamento da alta direção; relacionar o comprometimento dos colaboradores com as práticas de intra-empreendedorismo; identificar o estilo de liderança predominante na empresa; identificar o nível de distância hierárquica na empresa. Para o tratamento dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo, referencial metodológico de Bardin (2004), que estabelece um tratamento da informação e freqüência das mensagens. Observou-se que na empresa pesquisada existem práticas de intra-empreendedorismo e as mesmas são incentivadas pela alta direção. Há uma relação entre o comprometimento de seus colaboradores e as práticas de intra-empreendedorismo, contudo, não foi possível identificar a relação entre autonomia e prática de intra-empreendedorismo e foi confirmado que há uma relação entre a distância hierárquica e essas práticas. Concluiu-se que através da prática de intra-empreendedorismo as organizações estarão mais preparadas para a inovação e enfrentar os desafios do mercado. A dimensão cultural distância hierárquica exerce um papel importante na manifestação destas práticas, entendidas neste estudo como sendo primordial para desenvolvimento de vantagem competitiva e a sobrevivência das organizações.
Abstract: This is a study about intrapreneuring practices and the cultural dimension “hierarchical distance” in Hofstede in a group of workers from a local company placed in the metropolitan area of Fortaleza. The aim of the research is to describe the main intrapreneuring practices hereby identified and their relationship with the cultural dimension aspects and hierarchical distance in the researched company. The methodology used was qualitative and descriptive according to case study. We adopted as an instrument of data collection the structured interview that is based on the conceptual basis of intrapreneuring and the cultural dimension “hierarchical distance” in Hofstede, Nine collaborators of the researched company were interviewed with the objective of describing the intrapreneuring practices in the researched company; relate intrapreneuring practices with the high direction behavior; relate the collaborators’ commitment with intrapreneuring practices; identify the style of the predominant leadership in the researched company and identify the level of hierarchical distance in the company. For the data treatment we used the content analysis method, Badin’s methodological reference (2004), which establishes information treatment and frequency of messages. It was observed that there are intrapreneuring practices in the researched company and that such practices are encouraged by the high direction. There is a relationship between the collaborators’ compromise and the intrapreneuring practices. However, it was not possible to identify the relationship between autonomy and intrapreneuring practice and it was confirmed that there is a relationship between the hierarchical distance and such practices. It was so concluded that through the intrapreneuring practices the organizations will be more prepared to the innovation and to face the challenges of the market. The cultural dimension “hierarchical distance” plays a very important role in the manifestation of those practices referred to in this study as primordial to the development of competitive advantage and the survival of organizations.
Descrição: ESTEVAM, Artilene Barros Rabelo. Um estudo sobre intra-empreendedorismo e dimensão cultural em um grupo de trabalhadores de uma empresa cearense. 2008. 109, [22] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16383
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