Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1639
Título: Notas sobre a família Eratoidae no nordeste brasileiro (Molusca:Gastropoda)
Autor(es): Matthews, Helena Cirino
Matthews, Henry Ramos
Palavras-chave: Gastropode - Brasil - Nordeste
Data do documento: 1976
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: MATTEWS, H. C.; MATTHEWS, H. R. (1976)
Resumo: Dentro da área considerada pelo Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, para a realização de inventários biológicos, ocorrem dois gêneros da família Eratoidae: Trivia Broderip, 1837 e Erato Risso, 1826. Referida área está compreendida entre as bocas dos rios Parnaiba e São Francisco, limitada ao norte pelo Equador e a leste pela longitude de 30°W. Com base em material depositado nas coleções malacológicas do Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, e da Escola Superior de Agricultura de Mossoró, do Ministério da Educação e Cultura, assinalamos para o nordeste brasileiro a ocorrência das seguintes espécies de eratoideos: género Trivia Broderip, 1837 - Trivia pediculus (Linnaeus, 1758), Trivia suffusa (Gray, 1827), Trivia canãidula (Gaskoin, 1836), Trivia antillarum Schilder, 1922 e Trivia nix Schilder, 1922; género Erato Risso, 1826 - Erato maugeriae (Sowerby, 1832). Os espécimes para estudo foram obtidos através das dragagens efetuadas pelo NOc Almirante Saldanha, na plataforma continental das regiões Norte e Nordeste do Brasil, e das coletas pessoais dos autores. A fim de facilitar a comparação das diversas espécies e tendo em vista que as conchas da família Eratoidae são de pequeno tamanho, sua descrição é feita levando-se em consideração o seguinte critério: as conchas que atingem até 6 mm de comprimento são consideradas pequenas, aquelas de 6 a 9 mm,médias, e as que atingem de 9 a 13 mm, grandes. Elaboramos uma chave para a identificação das espécies da família Eratoidae que ocorrem na área em estudo, salientando as características básicas necessárias para identifica-las.
Descrição: MATTHEWS-CASCON, Helena; MATTHEWS, Henry Ramos. Notas sobre a família Eratoidae no nordeste brasileiro (Molusca:Gastropoda). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.16, n.2, p.73-78, dez. 1976 .
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1639
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1976_art_hcmatthews.pdf597,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.