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Título: Eventos de corrida de rua em Fortaleza-CE como comunicação de marca
Autor(es): Ribeiro, Andersson Teixeira
Orientador(es): Murakami, Luiz Carlos
Palavras-chave: Branding (Marketing)
Marketing
Data do documento: 2009
Citação: RIBEIRO, A. T. (2009)
Resumo: Este estudo teve por objetivo verificar se os eventos de corrida de rua transmitem valores de marcas. Estudo quantitativo do tipo transversal, de caráter exploratório e descritivo, foi desenvolvido com indivíduos praticantes de corrida na Avenida Beira Mar, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará. A amostra foi composta por 153 corredores. Os dados foram coletados por meio de formulário durante os meses de maio a julho de 2009. A análise dos dados deu-se com apoio do software SPSS 16.0. Verificou-se uma predominância do sexo masculino, em sua maioria, solteiros, que trabalham em período integral e com nível superior de escolaridade. Estes tinham em média 34 anos, e a metade deles ganhava mais de R$: 4.000 por mês. Dentre os eventos, a Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar foi a que teve mais adeptos entre os entrevistados. Encontrou-se como maior incentivo à participação nos eventos de corrida de rua a participação de outros amigos. Já em relação à representatividade dos eventos para os corredores, notou-se que mais da metade considera a participação nessas corridas uma sensação de bem-estar. Com relação à propensão a compras de produtos das marcas patrocinadoras, após participar desses eventos, constatou-se que metade da amostra possivelmente compraria tais produtos. Lembrando que pouco mais da metade dos entrevistados afirmaram prestar atenção às marcas patrocinadoras dos eventos de que participaram.
Abstract: This study had the objective to verify if the events of street race transmit values to brands. Quantitative study of the transversal type, exploratory and descriptive character, developed with practicing individuals of race in the Avenue Side Sea, located in the city of Fortaleza, Ceará. The sample was composed for 153 corridors. The data had been collected by means of form during the may months the july of 2009. The analysis of the data if gave with support of software SPSS 16.0. A predominance of the masculine sex was gotten, in its majority, bachelors, working in integral period and with superior level of the school. These had 34 years on average, and the half of them gained R$4.000 to the month more than. Amongst the events, the Maratona de Revezamento Pão de Açucar was the one that had more adepts between the interviewed ones. The participation of other friends met as bigger incentive to the participation in the events of street race. Already in relation to the representation of the events for the running ones one notices that more than the half considers the participation in these races a welfare sensation. With regard to the propensity the purchases of products of the marks sponsors after to participate of these events, indicated that half of the sample would possibly buy such products. Remembering that little more than the half of the interviewed ones had related to give to attention to the brand sponsors of the events that had participated.
Descrição: RIBEIRO, Andersson Teixeira. Eventos de corrida de rua em Fortaleza-CE como comunicação de marca. 2009. 74 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16396
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