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Título: Estudo das variáveis oceanográficas na área de influência do terminal marítimo de passageiros do porto de Fortaleza Praia Mansa, Ceará, Brasil
Autor(es): Jesus, Anna Caroline Dantas Lino de
Orientador(es): Menezes, Maria Ozilea Bezerra
Coorientador(es): Pinheiro, Lidriana de Souza
Palavras-chave: Sedimentologia - Mucuripe
Sedimentos marinhos
Dinâmica
Data do documento: 2014
Citação: JESUS, A.C.D.L. de (2014)
Resumo: A sedimentação de canais de navegação, valas de dutos e portos frequentemente representa uma questão essencial no planejamento e projeto de novas estruturas ou melhoria das existentes. Nas costas arenosas com exposição a ondas moderadas ou fortes, o assoreamento associado à movimentação de sedimentos pode criar problemas de navegação, bem como gerar custos consideráveis de dragagem. O local estudado trata-se de uma praia formada à sombra de um molhe por efeito da refração de onda provocada pela alteração antrópica da dinâmica local. Os principais agentes dinâmicos que promovem a mudança no modelado da costa nordestina do Brasil são as ondas, as correntes e os ventos. A Praia Mansa situa-se na Enseada do Mucuripe, Fortaleza- Ceará, local de construção do Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza (início 2012) onde foi feito o monitoramento de variáveis oceanográficas, da sedimentologia e de padrões morfológicos da praia ao longo do período de construção. O objetivo principal deste trabalho é contribuir com dados oceanográficos e sedimentológicos que evidenciem a dinâmica hidrosedimentar que deve se estabelecer a partir das alterações morfológicas na Bacia Portuária. A coleta de dados foi estruturada em 4 campanhas terrestres e 10 campanhas oceanográficas em dois pontos, executadas de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2014. Foram coletadas 100 amostras de sedimento para análises de granulometria e teores de matéria orgânica e carbonato de cálcio e realizados 34 perfis de praia distribuídos nas campanhas terrestres. Nas campanhas oceanográficas foi realizado o monitoramento de ventos, ondas, marés e correntes e coletadas amostras de água em superfície (130 amostras) e fundo (117 amostras) de hora em hora durante um semiciclo de maré (13 horas). O método de processamento de dados consistiu basicamente na constituição de gráficos de séries temporais curtas (horas e dias). Quanto aos perfis de praia, foram selecionados alguns perfis para constituir células de praia que foram usadas para comparação qualitativa das variações ao longo do ano de 2012. Concluiu-se, de uma maneira geral, que as células de praia C1 e C3 tendem a apresentar características de praias dissipativas, enquanto C2 tende a apresentar características de praias intermediárias, uma vez que se apresenta mais exposta à incidência de ondas difratadas. Em termos sedimentológicos constatou-se pelos resultados uma inconsistência na fração granulométrica descrita (RIMA do Terminal) na região da face de praia da Praia Mansa que neste trabalho constatou-se ser areia fina e no estudo comparado foi apresentada areia média. Para teor de matéria orgânica obteve-se média de 0.87% e carbonato de cálcio 4.44%. Os ventos se apresentaram com velocidade média superior a 4.5m/s. A altura significativa de onda ficou com média 0.98m para a área exposta e 0.4m para a área abrigada. A amplitude média da maré ficou em 2.05m. As correntes apresentaram-se mais intensas em sua componente E-W, com direção predominante para W e o material em suspensão teve concentração média de 93mg/L na superfície e 83.4 mg/L no fundo para estação seca. Na estação chuvosa a concentração de MES ficou entre 71 e 80mg/L. Os resultados foram, no geral, condizentes com os valores já descritos na literatura.
Abstract: Sedimentation of navigation channels, ditches pipelines and ports often is a key issue in the planning and design of new structures or improvements of existing ones. The sandy shores exposed to moderate or strong waves, siltation associated with sediment movement can create navigation problems, as well as generate considerable costs of dredging. The studied area is in a beach formed in the shadow of a jetty by the effect of wave refraction caused by anthropogenic alteration of the local dynamics. The main dynamic agents that promote change in the shape of the northeastern coast of Brazil are the waves, currents and winds. The Mansa Beach is located in the cove of Fortaleza, Fortaleza, Ceará, construction site of the Passenger Terminal of the Port of Fortaleza (initiated 2012) where was made the monitoring of oceanographic variables, the sedimentology and morphological patterns of beach along the construction period. The main objective of this work is to contribute to oceanographic and sediment data showing the dynamics that should be established after the morphological changes in the Port Basin. Data collection was structured on 4 ground campaigns and 10 two points oceanographic campaigns, performed from February 2012 to February 2014. Exact 100 sediment samples were collected for analysis of particle size and organic matter content and calcium carbonate and played 34 profiles beach spread on land campaigns. In oceanographic monitoring the winds, waves, tides and currents was carried out and surface water samples (130 samples) and bottom (117 samples) collected each hour for a half cycle of tide (13 hours). The method of data processing consisted basically in setting up graphics of short time series (hours and days). As for the beach profiles, some profiles were selected to constitute beach cells that were used for qualitative comparison of the variations over the year 2012. It was concluded in a general manner, that the beach cells C1 and C3 tend to exhibit dissipative characteristics on the beach, while C2 tends to have intermediate beaches characteristics, which is more exposed to the effect the diffracted waves. In sediment terms, the results found an inconsistency in the size fraction described (Terminal’s Environmental Impact Assessment) in the shoreface of Praia Mansa region found in this work to be fine sand and comparative study was presented medium sand. For organic matter content was obtained averaging 0.87% and 4:44% calcium carbonate. The winds were presented at an average speed greater than 4.5m/s. The significant wave height was 0.98m for the exposed area and 04m for sheltered area. The average amplitude of the tide came in 2.05m. The currents were more intense in its E-W component, with predominant direction for W and suspended material had an average concentration of 93mg/L in surface and 83.4 mg/L both at the dry season. In the rainy season the concentration of material in suspension was between 71 and 80mg/L. Results were in general consistent with the values described in the literature.
Descrição: JESUS, A. C. D. L. de. Estudo das variáveis oceanográficas na área de influência do terminal marítimo de passageiros do porto de Fortaleza Praia Mansa, Ceará, Brasil. Fortaleza, 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais) - Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16411
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