Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16422
Título: Validação de hipermídia educativa sobre punção venosa periférica
Título em inglês: Validation of educational hypermedia about peripheral venipuncture
Autor(es): Frota, Natasha Marques
Barros, Lívia Moreira
Araújo, Thiago Moura
Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Almeida, Paulo César de
Caetano, Joselany Áfio
Palavras-chave: Cateterismo Periférico
Hipermídia
Data do documento: Abr-2015
Editor: Texto & Contexto - Enfermagem
Citação: FROTA, N. M. ; BARROS, L. M. ; ARAÚJO, T. M. ; LOPES, M. V. O. ; ALMEIDA, P. C. ; CAETANO, J. Á. (2015)
Resumo: Objetivou-se validar uma hipermídia educativa sobre punção venosa periférica. Estudo metodológico, realizado de janeiro a outubro de 2012, com especialistas e estudantes de enfermagem. Utilizaram-se para análise os testes binomial e T pareado, em que foram considerados como estatisticamente significantes os valores de p<0,05. O conteúdo da hipermídia apresentou avaliação eficaz pelos especialistas, uma vez que os valores da proporção entre os especialistas foram maiores que 85%. A hipermídia foi avaliada como “muito boa” e “boa”, por 92,3% e 7,7% dos estudantes, respectivamente. A hipermídia foi considerada como recurso facilitador e complementar no processo de ensino-aprendizagem. A hipermídia irá auxiliar a prática de enfermagem na área de punção venosa periférica, propiciando oportunidades para que futuros enfermeiros estejam aptos e sejam capazes de atuar com vistas à promoção da saúde à clientela por eles assistida.
Abstract: The objective was to validate an educational hypermedia about peripheral venipuncture. This is a methodological study, conducted from January to October 2012, among nursing specialists and students. Binomial and paired t-tests were used for the analysis, where values of p<0.05 were considered statistically significant. The hypermedia content was considered effective by the specialists, because the values of the proportion among the specialists were greater than 85%. The hypermedia was classified as “very good” and “good” by 92.3% and 7.7% of students, respectively. It was deemed to be a resource that facilitates and complements the teaching- learning process. The hypermedia will assist the practice of nursing in the area of peripheral venipuncture, providing opportunities for future nurses to be qualified and able to promote health among the patients in their care.
Resumo em espanhol: Validar una hipermedia educativo sobre venopunción. Se trata de un estudio metodológico, realizado en el período de enero a octubre de 2012 con especialistas y estudiantes de enfermería. Los contenidos de hipermedia tenían una evaluación efectiva por los especialistas como la relación entre los valores de los expertos fueron mayores que 85%. Hipermedia se evaluó como “muy buena” y “buena” por el 92,3% y el 7,7% de los alumnos, respectivamente. Esta opinión fue justificado por los estudiantes debido a hipermedia como facilitador de recursos y complementar el proceso de enseñanza y aprendizaje. Hipermedia pueda contribuir a la práctica de enfermería en el área de PVP, proporcionando oportunidades para las futuras enfermeras están en forma y capaz de actuar con el fin de promover la salud de los clientes atendidos por él.
Descrição: FROTA, Natasha Marques ; BARROS, Lívia Moreira ; ARAÚJO, Thiago Moura ; LOPES, Marcos Venícios de Oliveira ; ALMEIDA, Paulo César de ; CAETANO, Joselany Áfio. Validação de hipermídia educativa sobre punção venosa periférica. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianóolis, v. 24, n. 2, p. 353-61, abr. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16422
ISSN: On-line 1980-265X
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_nmfrota.pdf171,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.