Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16431
Título: Os processos de referenciação dêitica em livros didáticos do ensino médio
Autor(es): Lemos, Ana Cátia Silva de
Orientador(es): Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Palavras-chave: Mot-clés: Reference
Dêixis
Livre didactique
Dêixis (Linguística)
Referência
Ensino Médio
Data do documento: 2016
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Lemos, A. C. S.; Sousa, M. M. F. (2016)
Resumo: Investigar as relações textuais que são construídas pelos elementos dêiticos é fundamental para o ensino, pois apreender essas relações pode auxiliar os alunos na sua proficiência de leitor e de escritor. Dessa forma, entendemos que é crucial para a relação de aprendizagem que o material de ensino observe o vínculo dos elementos dêiticos com os contextos discursivos. Assim, analisamos como os livros didáticos do Ensino Médio, em suas atividades sobre os elementos dêiticos pronominais, consideram as circunstâncias: social, cognitiva e discursiva, que se relacionam com os processos dêiticos da linguagem e se as atividades colaboram para a compreensão adequada dos mecanismos de referenciação dêitica. Esta pesquisa tem caráter indutivo, pois, para observar as peculiaridades do fenômeno da dêixis nas atividades de análise linguística, partimos de constatações particulares, fornecidas pela teoria de base e buscamos averiguar, no corpus selecionado, se o ensino dos mecanismos dêiticos corrobora com a abordagem teórica na qual nos embasamos. Analisamos cinco coleções didáticas, selecionadas no manual do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nestes livros destacamos e analisamos 29 atividades de análise linguística que tratam do ensino de pronomes pessoais e de tratamento. Na defesa por um ensino dos processos de referenciação dêitica que considere esses aspectos, assumimos a perspectiva de referenciação defendida por Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2000, 2011), Koch (1993,2004), Beaugrande e Dressler (1981), Marcuschi (2008), Costa (2007). Com respeito à análise das atividades, nos pautamos na teoria da competência comunicativa suscitada por Habermas (1989), que dialoga com a abordagem de ensino sociocognitivo-discursiva, defendida por nós. A análise nos mostra que alguns livros didáticos do Ensino Médio adotam um tratamento essencialmente gramatical no tocante ao ensino das estruturas referenciais dêiticas e tangenciam as funções enunciativas, que compõem a essência desses mecanismos. Dessa forma, atribuímos ao ensino de língua portuguesa apresentado pelo livro didático do Ensino Médio um caráter, predominantemente, normativo da língua, privilegiando esse aspecto em detrimento do caráter funcional da linguagem.
Descrição: LEMOS, Ana Cátia Silva de. Os processos de referenciação dêitica em livros didáticos do ensino médio. 2016. 131f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16431
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_acslemos.pdf6,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.