Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16441
Título: Movimento passe livre nas manifestações de junho de 2013: a representação social no jornal Folha de S. Paulo
Título em inglês: Movement free pass in june events of 2013: social representation in Newspaper S. Paulo Sheet
Autor(es): Alves Filho, Mário Helder de Sousa
Orientador(es): Nunes, Márcia Vidal
Palavras-chave: Free Pass Movement
June 2013
Movimentos sociais
Jornalismo – Aspectos políticos
Análise de conteúdo (Comunicação)
Data do documento: 2016
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Alves Filho, M. H. S.; Nunes, M. V. (2016)
Resumo: O presente trabalho tem como foco a relação entre mídia convencional e movimentos sociais no âmbito das manifestações de junho de 2013. Mais especificamente, ele objetiva identificar a representação social (MOSCOVICI, 2003) do Movimento Passe Livre (MPL) no jornal Folha de S. Paulo. O corpus do trabalho são matérias publicadas no mês de junho de 2013, as quais totalizam 20 textos, 19 publicados no caderno Cotidiano e 1 publicado no caderno Poder. A metodologia baseia-se na análise de conteúdo (BARDIN, 2002) e revisão bibliográfica. A pesquisa se debruça inicialmente sobre aos primórdios da organização de movimentos sociais no país, para, em seguida, abordar o processo de redemocratização do Brasil pós Ditadura Militar, além de discorrer sobre o MPL, desde a tentativa de implementação da tarifa zero na cidade de São Paulo na gestão da então prefeita Luiza Erundina (1989/1992) até os protestos de junho de 2013, apresentando também uma discussão sobre a categoria de movimentos sociais (GOHN, 1997; SHERER-WARREN, 1993). Em um segundo momento aborda-se o jornal Folha de S. Paulo quanto a sua história, em especial a sua atuação na Ditadura Militar, Diretas-já e Fora Collor, além de uma análise sobre editoriais do jornal publicados em junho de 2013, artigos da coluna de Ombudsman e o documentário produzido pela Folha, intitulado Junho. Por fim, será apresentada uma discussão teórica sobre a categoria de representações sociais, a análise das matérias, com foco na relação entre esses dois pontos, além de uma entrevista com uma militante do MPL e a relação da sua fala com o teor das matérias. Ficou evidente, neste trabalho, que a Folha cria representações negativas do MPL, configurando, dessa forma, uma tentativa de deslegitimar o movimento.
Descrição: ALVES FILHO, Mário Helder de Sousa. Movimento passe livre nas manifestações de junho de 2013: a representação social no jornal Folha de S. Paulo. 2016. 121f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16441
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_mhsalvesfilho.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.