Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16443
Título: Produtos da terra: tempo, espaço e técnica nas exposições industriais (1861-1922)
Título em inglês: Produits du terrain: temps, espace et technique dans les expositions industrielles (1861-1922)
Autor(es): Santos, Paulo Cesar dos
Orientador(es): Rios, Kênia Sousa
Palavras-chave: Régime d’historicité
Expositions industrielles
Exposições industriais (1861 -1922) Ceará História
Brasil História Exposições industriais (1861-1922)
Exposições industriais (1861 -1922)
Data do documento: 2016
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Santos, P. C.; Rios, K. S. (2016)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as Exposições Universais enquanto dispositivo de propagação de um determinado modelo de modernidade, do qual o Brasil pretendia partilhar. As Exposições Industriais, tanto em nível nacional quanto regional, que eram preparatórias para os eventos realizados na Europa e/ou Estados Unidos, buscavam criar mecanismos que permitissem ao país estar em sintonia com a ideia de progresso propalada no século XIX e inícios do XX. Ao buscar se comparar com os países de capitalismo mais avançado, o Brasil, ao mesmo tempo em que mostrava suas particularidades enquanto nação tropical, realçava seus descompassos tecnológicos. A pretensa unificação das diversas economias dentro da lógica do capitalismo liberal, e depois do imperialismo, praticado nas décadas finais do século XIX, levou para dentro de uma estrutura política países das mais variadas matizes culturais e dos mais variados tempos produtivos. Buscamos entender como o Brasil, usando das Exposições Universais, participava e se diferenciava nesse cenário político.
Descrição: SANTOS, Paulo Cesar dos. Produtos da terra: tempo, espaço e técnica nas exposições industriais (1861-1922). 2016. 300f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História Social, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16443
Aparece nas coleções:PPGH - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tese_pcsantos.pdf3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.