Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1648
Título: Estudo sobre a biologia da pesca do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste brasileiros: dados de 1974
Autor(es): Ivo, Carlos Tassito Correa
Palavras-chave: Lutjanus - Purpureus - Brasil - Norte
Lutjanus - Purpureus - Brasil - Nordeste
Data do documento: 1975
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: IVO, C. T. C. (1975)
Resumo: Damos prosseguimento ao estudo da biologia pesqueira do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no norte e nordeste brasileiros, iniciado a partir de 1966 ( Fonteles-Filho, 1969/1972; Ivo, 1973 a/b). Durante o ano de 1974, a frota pargueira baseada em portos do Estado do Ceará, desembarcou cerca de 4.315 toneladas de pargo, sendo de aproximadamente 500 toneladas, os desembarques efetuados em Recife (Estado de Pernambuco). Os dados do presente trabalho resultaram de amostragens biológicas de capturas efetuadas nas áreas de pesca do norte e nordeste brasileiros que foram desembarcadas em Fortaleza (Estado do Ceará), durante o ano de 1974 e de informações sobre as pescarias, observadas através de empresas de pesca e comandantes de barcos. As pescarias foram realizadas por barcos Motorizados, utilizando-se como aparelho de pesca a linha pargueira, de fio de nylon, tendo média 15 anzóis de números 3 a 6. A sardinha verdadeira, Sardinella brasiliensis Steindachner), importada da região centro-sul do Brasil, continua sendo a principal isca empregada.
Descrição: IVO, Carlos Tassito Correa. Estudo sobre a biologia da pesca do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Norte e Nordeste brasileiros: Dados de 1974. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 15, n.2, p. 119-123, dez. 1975.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1648
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1975_art_ctcivo.pdf267,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.