Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1649
Título: Distribuição de sedimentos na Baía de São José, no Estado do Maranhão (Brasil)
Autor(es): Coutinho, Paulo da Nóbrega
Morais, Jader Onofre de
Palavras-chave: Sedimentos - Geologia - Maranhão
Data do documento: 1976
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: COUTINHO, P. da N.; MORAIS, J. A. de (1976)
Resumo: A Baía de São José está situada no litoral do Estado do Maranhão e, juntamente com as baías de São Marcos e Cumã, formam o Golfão Maranhense, onde as amplitudes de marés estão entre as maiores do litoral brasileiro. É limitada a oeste pela Ilha de São Luís, que a separa da Baía de São Marcos, e a leste pelas ilhas que formam a Baía de Tubarão. A Baía de São José é uma continuação do estuário do Rio Itapecuru, que atravessa regiões geológicas cujas diferenças se refletem tanto na morfologia como na distribuição das fácies sedimentares. Este trabalho procura definir as zonas fluvial e marinha de sedimentação, as quais podem decorrer de interferência direta do Rio Itapecuru ou de transporte de sedimentos marinhos retrabalhados pelas marés.
Descrição: COUTINHO, Paulo da Nóbrega; MORAIS, Jader Onofre de. Distribuição de sedimentos na Baía de São José, no Estado do Maranhão (Brasil). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.16, n.2, p.123-127, dez. 1976.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1649
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1976_art_pncoutinho.pdf331,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.