Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1650
Título: Comportamento migratório da embocadura e estuário do Rio Coreau (Ceará-Brasil)
Autor(es): Pitombeira, Erasmo da Silva
Palavras-chave: Rios - Ceará
Data do documento: 1976
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: PITOMBEIRA, E. da S. (1976)
Resumo: O Rio Coreaú origina-se nos contrafortes da Serra da Ibiapaba, na região norte do Estado do Ceará, tendo, aproximadamente, 150 km de extensão. Banha as cidades de Freicheirinha, Coreaú, Moraújo e Granja, e seu desaguamento no Oceano Atlântico se realizano municíp:o de Camocim. Apresenta grande declividade no seu curso médio, devido ao fato de suas nascentes se encontrarem emgrandes altitudes. Sua bacia hidrográfica é quase totalmente formada de riachos e córregos nascidos nas Serras do Rosário, da Gameleira, de S. Joaquim, da Meruoca e do Carnutim, componentes do sistema montanhoso da Serra da Ibiapaba . Observa-se durante todo o ano a ocorrência de escoamentos fluviais, alimentados constantemente pelo manancial depositado nas serras, processando-se em três situações estacionais: as grandes descargas fluviais, na época das chuvas; pequenos escoamentos, apenas perenização, na época de estiagem; e paralização total, na época das secas. A embocadura do Rio Coreaú sofre processos migratórios devidos ao transporte litorâneo de sedimentos e conformação atual de sua região estuarina. O seu leito também apresenta migrações, sendo esta divagação responsável pela grande bacia de sedimentação e alagação que corresponde, atualmente, ao seu estuário. Neste trabalho, fazemos a descrição dos processos migratórios sofridos pela embocadura do Rio Coreaú, bem como das principais mutações ocorridas no seu perfil longitudinal, na região estuarina.
Descrição: PITOMBEIRA, Erasmo da Silva. Comportamento migratório da embocadura e estuário do Rio Coreau (Ceará-Brasil). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.16, n.2, p.111-115, dez. 1976.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1650
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1976_art_espitombeira.pdf273,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.