Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1656
Título: Eletroforese de proteínas do músculo de peixes do gênero Lutjanus Bloch
Autor(es): Bastos, Jose Raimundo
Vieira, Gustavo Hitzschky Fernandes
Beserra, Frederico José
Palavras-chave: Peixe - Classificação - Brasil
Data do documento: 1976
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: BASTOS, J. R.; VIEIRA, G. H. F.; BESERRA, F. J. (1976)
Resumo: A identificação de peixes é usualmente feita pelos processos clássicos, que dão especial atenção às características morfométricas e meristicas. Nos anos mais recentes, as técnicas bioquímicas vêm sendo utilizadas na identificação de peixes, tendo as de eletroforese uma maior difusão (Tsuyuki & Roberts, 1965; Tsuyuki et ai-, 1965). Estas técnicas permitem conhecer as espécies de peixes que foram processadas sob a forma de postas, filés e outros produtos da indústria pesqueira. Desde 1962 os serviços oficiais dos Estados Unidos da América identificam as espécies de peixes, importados na condição de produtos de pescado, através da eletroforese de proteínas de músculos, para comparação com padrões previamente conhecidos (Lane et ai., 1966) . No presente trabalho procuramos estabelecer os padrões de eletroforese de proteínas do músculo, correspondentes a diversas espécies de peixes do género Lutjanus Bloch, que são normalmente capturadas ao longo da costa nordestina do Brasil.
Descrição: BASTOS, Jose Raimundo; VIEIRA, Gustavo Hitzschky Fernandes; BESERRA, Frederico José. Eletroforese de proteínas do músculo de peixes do gênero Lutjanus Bloch. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.15, n.1, p.49-51, jun. 1975.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1656
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1975_art_jrbastos.pdf303,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.