Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1657
Título: Contribuição ao estudo dos carangídeos do Brasil
Autor(es): Travassos, Haroldo Pereira
Lima, Hermínia de Holanda
Palavras-chave: Peixe - Classificação - Brasil
Data do documento: 1975
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: TRAVASSOS, H. P.; LIMA, H. de H. (1975)
Resumo: Os carangídeos constituem uma família de peixes bastante característica, apesar da grande variação da forma do corpo dos seus representantes. Algumas espécies têm o corpo alto e muito comprido, outras o têm alongado. A boca é terminal ou superior, de dimensões regulares, com dentes pequenos ou muito pequenos, quase iguais entre si, ou os exteriores da mandíbula ligeiramente maiores; sem caninos. Preopérculo liso ou carenado, aberturas branquiais grandes. Escamas pequenas ou muito pequenas. Linha lateral com a parte anterior sinuosa, formando um arco muito pronunciado ou baixo; parte posterior reta e coberta com escudos mais ou menos fortes ou sem escudos. Linha lateral assessória presente. Nadadeira dorsal dupla, sendo a primeira com 5 a 8 acúleos e a segunda com um acúleo mais ou menos flexível e 18 a 40 raios. Anal com dois acúleos separados, desconectados da parte mole da nadadeira, que consta de um acúleo flexível e 15 a 30 raios. Nadadeira caudal desenvolvida, furcada ou semilunar. São pelágicos costeiros ou oceânicos, que habitam os mares tropicais e sub-tropicais. Algumas espécies formam cardumes bastante densos. A importância para a pesca é grande, e praticamente todos os representantes da família possuem valor econômico. Ocorrem nas costas brasileiras 30 espécies de carangídeos, distribuídas em 15 gêneros; no entanto, ainda persistem algumas dúvidas zoológicas, a serem resolvidas O presente estudo é baseado principalmente em pesquisa bibliográfica. Através de uma análise da literatura eliminamos algumas dúvidas zoológicas, embora em alguns casos não tenha sido possível tomar uma posição definitiva, o que nos levou a aceitar a orientação que nos pareceu mais exata.
Descrição: TRAVASSOS, Haroldo Pereira; LIMA, Hermínia de Holanda. Contribuição ao estudo dos carangídeos do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.15, n.1, p.33-40, jun. 1975.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1657
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1975_art_htravassos.pdf558,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.