Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1660
Título: Enterobactérias nas águas estuarinas do Rio Jaguaribe (Ceará)
Autor(es): Telles, Francisco José Siqueira
Palavras-chave: Escherichia - Coli - Ceará
Data do documento: 1975
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: TELLES, F.J. S. (1975)
Resumo: Os procedimentos de rotina, para o controle sanitário das águas, requerem exames físicos, químicos e bacteriológicos. Estes últimos apresentam os melhores resultados, quando se pretende conhecer o nível de poluição de uma coleção d'água por material de origem fecal. As análises bacteriológicas têm muitas limitações, porque não permitem a identificação, isolamento, nem enumeração das bactérias patogênicas, que geralmente se encontram em águas contaminadas. O grupo de bactérias coliformes indica a contaminação de água por dejetos e descargas de esgotos, através do índice de coliformes, que expressa, em número mais provável (NMP), a densidade do subgrupo coliforme, contido em 100 ml da amostra (Mieres & Bastardo, 1972). O presente trabalho trata da contaminação das águas estuarinas do Rio Jaguaribe (Ceará - Brasil), pelas bactérias pertencentes à família Enterobacteriaceae. Entre os meses de julho/1974 a junho/1975, foram coletadas 36 amostras superficiais d'água, em quatro diferentes locais, na área estuarina do Rio Jaguaribe, sob a influência da zona urbana de Aracati.
Descrição: TELLES, Francisco José Siqueira. Enterobactérias nas águas estuarinas do Rio Jaguaribe (Ceará). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 15, n.2, p. 97-99, dez. 1975.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1660
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1975_art_fjstelles.pdf187,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.