Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16629
Título: No sentido do viver, o lutar; na luta, a construção de um lugar. Bairro Dias Macedo, Fortaleza, Ceará
Autor(es): Silva, Daniele Costa da
Orientador(es): Amora, Zenilde Baima
Palavras-chave: distribuição espacial urbana
Fortaleza
urbanização periferia
Dias Macedo
movimentos sociais
produção do espaço
Fortaleza
urbanisation
périphérie Dias Macedo
mouvements sociaux
production de l´espace
Data do documento: 2004
Citação: SILVA, D. C. (2004)
Resumo: Este estudo trata da ação dos movimentos sociais na construção do Bairro Dias Macedo - situado na periferia pobre de Fortaleza (Nordeste do Brasil), marcado, sobretudo, pela carência e precariedade de serviços urbanos – figura como um dos pioneiros na emergência de formas de organização dos moradores, notadamente a partir dos anos 1960. A abordagem adotada possibilita analisar a interação entre lutas urbanas e a produção do espaço no contexto da urbanização de Fortaleza, a qual se caracteriza pela forte segregação sócioespacial. A releitura crítica da história do bairro foi fundamental para a realização da pesquisa. Esta releitura põe em evidência o papel essencial dos moradores na luta pela sobrevivência no meio urbano, mas, igualmente, na reivindicação coletiva do direito à cidade; luta conduzida pelas organizações populares. A pesquisa empreendida levou à compreensão das relações entre mobilização dos habitantes e construção de laços identitários com o lugar. Permitiu, além do mais, apreender o sentimento de pertença originário das experiências coletivas e das formas de solidariedade para fazer face aos problemas do cotidiano. No início dos anos 1980, as mudanças políticas que marcaram a redemocratização do país abrem um período de redefinição da ação das organizações sociais. Neste período, observa-se novas dinâmicas sociais e territoriais no bairro Dias Macedo, especialmente com a intervenção de associações, de grupos de base, de militantes de esquerda, entre outros. Nos anos 1990, com a efervescência dos debates e dos movimentos em torno dos problemas ambientais, a agenda de reivindicações dos movimentos sociais se amplia: doravante ela leva em conta o meio ambiente e sua conservação no processo de discussão política da cidade. A análise da evolução urbana desse bairro e de sua história de lutas mostra a importância das organizações sociais na produção do espaço. A intervenção dos atores sociais, que vivem a cidade, desvela as contradições do espaço urbano e engendra uma nova maneira de pensar esse espaço, de vivê-lo e torna possível a construção de uma nova urbanidade.
Descrição: SILVA, Daniele Costa da. No sentido do viver, o lutar; na luta, a construção de um lugar. Bairro Dias Macedo, Fortaleza, Ceará. 2004. 153 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Fortaleza-CE, 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16629
Aparece nas coleções:PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_dis_dcsilva.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.