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Título: As teorias argumentativas subjacentes em propostas de produção de textos em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio
Título em inglês: The underlying theories argumentative texts production proposals in textbooks of Portuguese language high school
Autor(es): Bezerra, Iray Almeida
Orientador(es): Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Palavras-chave: Argumentation Rhetoric
Textbook
Argumentação
Análise retórica
Língua portuguesa
Ensino médio
Data do documento: 2015
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Bezerra, I. A.; Sousa, M. M. F. (2015)
Resumo: O uso de textos argumentativos cresceu muito, hoje, tanto em vestibulares, concursos e, mais notadamente, na redação do Enem, que exige um texto dissertativo-argumentativo. Dada a importância desse tipo de texto para a formação de cidadãos críticos e que saibam expressar pontos de vista sobre assuntos polêmicos, faz-se, cada vez mais, atenção quanto à formulação da argumentação. Em vista disso, esta pesquisa tem como foco o estudo da argumentação nos livros didáticos, para o que se vale da perspectiva de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), e a Sequência Argumentativa, de Adam (1992, 2008), com o objetivo de investigar quais teorias argumentativas estão subjacentes às propostas de produção de texto encontradas nos gêneros argumentativos em livros didáticos do Ensino Médio analisados. Para selecionarmos os gêneros argumentativos nas três coleções de Língua Portuguesa direcionadas ao ensino médio e 37 propostas de produção de texto selecionadas baseadas em propostas do Enem e na redação escolar, pautamo-nos em Dolz, Noverraz e Schneully (2004). Assim, por meio da análise das propostas, verificamos que a maioria das produções de texto são exploradas seguindo os critérios da Sequência Argumentativa, como defende Adam, porém, as estratégias argumentativas, como propõe a Nova Retórica, passa ao largo. Os resultados nos permitem concluir que, nesse tema, o avanço teórico aliado à prática ainda é “tímido”, logo, os professores devem ficar atentos para complementar com as informações necessárias à construção do texto argumentativo ou dissertativo-argumentativo, como quer o gênero redação escolar e a proposta do Enem.
Abstract: The use of argumentative texts has grown today, both in vestibular, contests and, most notably, in the writing of Enem, which requires a dissertative-argumentative text. Given the importance of this type of text to the formation of critical citizens and able to express views on controversial issues, it is, more and more attention on the formulation of the argument. As a result, this research focuses on the study of argument in textbooks, for what is worth the prospect of Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), and the Argumentative Sequence, of Adam (1992, 2008), in order to investigate argumentative theories which underlie text production proposals found in the argumentative genres in textbooks for high school analyzed. Select for the argumentative genres in three collections of Portuguese Language directed to high school and 37 texts production proposals selected based on Enem proposals and school essay, we support us in Dolz, Noverraz and Schneully (2004). Thus, by analyzing the proposals, we find that most of the text productions are explored following the criteria of Argumentative Sequence, as Adam defends, however, the argumentative strategies, as proposed by the New Rhetoric, passes off. It follows that, on this issue, the theoretical allied advance the practice is still "shy", so teachers should be alert to complement with the necessary information for the construction of argumentative or dissertative-argumentative text, whatever school essay and the proposal on Enem.
Descrição: BEZERRA, Iray Almeida. As teorias argumentativas subjacentes em propostas de produção de textos em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. 2015. 151f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16652
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