Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1667
Título: Sobre a reprodução do caranguejo-uçá, Ucides cordatus (Linnaeus), em mangues do Estado do Ceará (Brasil)
Autor(es): Alves, Maria Ivone Mota
Palavras-chave: Caranguejo - Ceará
Data do documento: 1975
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: ALVES, M. I. M. (1975)
Resumo: O caranguejo-uçá, Ucides cordatus (Linnaeus), é uma das espécies abundantes em manguezais do Atlântico Ocidental, ocorrendo desde a Flórida (U.S.A.) até Santa Catarina (Brasil), incluindo-se as índias Ocidentais (Holthuis, 1959; Manning & Provenzano Jr. 1961) - Apesar da sua importância econômica, as informações sobre a reprodução do caranguejo-uçá são fragmentárias e escassas, nada existindo sobre a morfologia macro ou microscópica do sistema reprodutor. As primeiras referências sobre a reprodução deste crustáceo, foram feitas por Souza (1587). Sobre o assunto, as principais fontes bibliográficas estão constituídas pelos estudos de Schomburgk (1848), Kappler (1881), Capelle (1926) e Costa (1972). O presente trabalho trata da reprodução do caranguejo-uçá, em mangues do Estado do Ceará (Brasil), procurando-se determinar estádios de desenvolvimento maturativo, com base em observações da morfologia macro e microscópica do aparelho reprodutor, e a freqüência de ocorrência destes estádios nos diferentes meses do ano.
Descrição: ALVES, Maria Ivone Mota. Sobre a reprodução do caranguejo-uçá, Ucides cordatus (Linnaeus), em mangues do Estado do Ceará (Brasil). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.15, n.2, p.85-91, dez. 1975.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1667
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1975_art_mimalves.pdf814,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.