Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16675
Título: Resíduos medievais em Pequeno romanceiro, de Guilherme de Almeida
Título em inglês: Résidus medievaux au Pequeno romanceiro par Guilherme de Almeida
Autor(es): Miranda, Leonildo Cerqueira
Orientador(es): Martins, Elizabeth Dias
Palavras-chave: Modernisme
Poesie
Modernismo (Literatura)
Almeida, Guilherme, 1890-1969 - Crítica e interpretação
Teoria da residualidade
Data do documento: 2016
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: MIRANDA, L. C.; MARTINS, E. D. (2016)
Resumo: Este trabalho tem o intuito de investigar em Pequeno romanceiro (1957), do poeta Guilherme de Almeida (1890 – 1969), resíduos do romance da tradição oral mediévica, modo poemático típico da Idade Média europeia, largamente difundido na Península Ibérica, passado à cultura brasileira através da hibridação cultural originária daquela região (DIAS; REIS, 1998). Nosso objetivo foi compreender como Guilherme de Almeida se apropria do material presente na tradição peninsular, fazendo vir à tona uma série de elementos que são visivelmente medievais em textos produzidos em pleno século XX. Embasados nos conceitos da Teoria da Residualidade (PONTES, 1999), analisamos a obra do poeta, a fim de clarificar a posição da sua lírica no Modernismo brasileiro. Abrimos, ainda, espaço neste estudo para discutir a natureza do romance oral da tradição do medievo, a fim de ampliar nosso entendimento acerca deste modo poemático. Isto feito, procedemos à análise de Pequeno romanceiro, livro em que há remanescência de uma lírica e de um modo de viver, de pensar e de agir mediévicos. A análise dessa obra fez-se a partir de romanceiros da tradição, compilados por Almeida Garrett, Teófilo Braga, Carolina Michaëlis de Vasconcelos, Menéndez Pidal e Antônio Lopes.
Descrição: MIRANDA, Leonildo Cerqueira. Resíduos medievais em Pequeno romanceiro, de Guilherme de Almeida. 2016. 199f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16675
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_lcmiranda.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.