Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16689
Tipo: Dissertação
Título: Organização camponesa em Balsas/MA e a expansão do agronegócio da soja: implicações e resistências no sul do Maranhão
Título em inglês: Organisation paysanne BALSAS IN / MA ET EXPANSION AGRO-ALIMENTAIRE DE SOJA: implications et la résistance paysanne dans le sud de Maranhao
Autor(es): Rodrigues, Sávio José Dias
Orientador: Alencar, Francisco Amaro Gomes de
Palavras-chave: Soja;Agroindústria;Questão agrária
Data do documento: 2010
Citação: RODRIGUES, Sávio José Dias. Organização camponesa em Balsas/MA e a expansão do agronegócio da soja: implicações e resistências no sul do Maranhão. 2010. 124 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, fortaleza-CE, 2010.
Resumo: Analisar a conflituosidade e a organização camponesa no sul do Maranhão, especialmente no município de Balsas, a partir da expansão da moderna agricultura da soja, e das suas redes de interação dentro dos espaços reproduzidos por esta atividade e assim refletir sobre o conflito existente entre formas diferentes de se organizar o espaço nas regiões de fronteira. A incorporação de áreas de Cerrado, principalmente, depois das décadas de 1970 e 1980 é parte do processo de internacionalização da economia brasileira, negando outras formas produtivas e se sobrepondo a estas. O conflito reside na territorialização de determinados grupos em detrimento de outros que se desterritorializam na região de expansão do agronegócio da soja. A resistência se dá de duas maneiras que podem ser distintas na sua forma teórica, mas que se complementam na prática, o que denominamos de conflito direto e conflito velado ou silencioso. O aparecimento de entidades que dão apoio jurídico e na produção dos camponeses, bem como a Associação Camponesa (ACA), Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Comissão Pastoral da Terra (CPT) são indicativos das variadas formas de luta na região. O espaço nessa região será o produto dialético do conflito existente entre formas diferenciadas de organizar o território. Para a construção do produto desta pesquisa foram necessárias idas a campo, no município de Balsas, com realização de entrevistas, e coleta de materiais diversos, que vão desde relatórios até informativos. Além de coleta de dados e materiais feitos em órgãos como o IBGE, INCRA, ITERMA, Secretarias municipais e estaduais dentre outros, além de entidades diversas como a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que foram feitas no transcorrer de dois anos.
Abstract: Analyser les chamailleries et l’organisation paysanne dans le sud du Maranhão, notademment dans la ville de Balsas. A partir de l'expansion de la moderne agriculture du soja, et de leurs réseaux d'interaction dans les espaces reproduits par cette activité et ainsi réfléchir sur les conflits existant entre différentes manières de s'organiser l'espace dans les régions de frontière. L'incorporation des aires du Cerrado, principalement, après les décades de 1970 et 1980 est part du procès de l'internationalisation de l’économie brésilienne, niant d'autres formes productives et se surposant à ces. Le conflit réside dans la territorialisation de certains groupes au détriment d'autres qui se déterritorialisent dans la région de l'expansion de l'agroindustrie du soja. La resistance se produit de deux manières qui peuvent être différents dans sa forme théorique, mais qui se complètent dans la pratique, ce que nous appelons conflit direct et conflit voilée ou silencieuse. L'apparition d'entités qui donnent soutien juridique et dans la production des paysans, comme l’Associação Camponesa (ACA), le Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) et la Comissão Pastoral da Terra (CPT) sont indicatives des formes variées de lutte dans la région. L'espace dans cette région sera le produit dialectique du conflit existant entre différentes manières d'organiser le territoire. Pour la constrution du produit de cette recherche ont été nécessaires excursions au champ dans la ville de Balsas, avec réalisations des interviews, et recueille des matériaux divers, allant des rapports jusqu'aux matériaux d’information. Au-delà de recueillir des informations et matériels faites dans les entités comme l'IBGE, l'INCRA, ITERMA, Départements Municipaux et d'État entre autres, au-delà de entités divers comme la Sociedade Maranhense de Direitos Humanos et le Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) qui ont été faites au cours de deux ans.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16689
Aparece nas coleções:PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_sjdrodrigues.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.