Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16716
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Empreendedorismo na biblioteconomia em tempos de conexões digitais: o caso da marca t-shirts mural
Autor(es): Bezerra, Fabíola Maria Pereira
Palavras-chave: Empreendedorismo;Redes Sociais;E-comercce;Biblioteconomia;Segmentação de Mercado
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - RBBD
Citação: BEZERRA, F.M.P. Empreendedorismo na biblioteconomia em tempos de conexões digitais: o caso da marca T-shirts Mural. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - RBBD. São Paulo, v. 11, n. especial, p. 224-237, 2015. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/507/426 Acesso em: 11 maio 2016.
Resumo: O trabalho aborda o empreendedorismo na Biblioteconomia, a partir das conexões realizadas na rede social Facebook e apresenta a fanpage Mural Interativo do Bibliotecário, como palco que inspirou essas ações empreendedoras que levaram à criação da marca T-shirts MURAL. Apresenta o ambiente das redes sociais como celeiro de inovação e criatividade a partir das conexões que propiciam a comunicação, a socialização, a interação, a colaboração e a criação de conteúdos. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa está pautada na revisão de literatura sobre: empreendedorismo, e-comercce e redes sociais. O trabalho é caracterizado como uma pesquisa empírica quanto aos meios, e descritiva e exploratória quanto aos fins. É considerada descritiva, uma vez que relata as relações biblioteconômicas ocorridas na fanpage Mural Interativo do Bibliotecário e as ações empreendedoras que criaram a marca T-shirts MURAL. É também exploratória, na medida em que utiliza as métricas disponibilizadas no Facebook Insights para analisar e quantificar essas relações. Ressalta, ao final, que o engajamento da marca T-shirts MURAL dentro da rede social e entre os bibliotecários foi favorecido pela vinculação com a fanpage Mural Interativo do Bibliotecário, além do forte sentimento de valorização profissional embutido em cada modelo de t-shirts lançado pela marca.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16716
ISBN: 1980-6949
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_fmpbezerra.pdf490,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.