Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1672
Título: Ictiofauna das águas estuarinas do Rio Parnaíba (Brasil)
Autor(es): Oliveira, Aida Maria Eskinazi de
Palavras-chave: Peixe de água doce - Parnaíba - Rio
Data do documento: 1974
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: OLIVEIRA, A. M. E. de (1974)
Resumo: O Parnaíba é um rio perene, de regime quase torrencial, embora o seu nível varie sensivelmente,durante os períodos de chuva e estiagem; de junho a novembro as águas atingem o seu menor volume, aumentando rapidamente a partir de janeiro ou fevereiro. Ao se aproximar da sua foz forma um notável delta, onde se encontra um conjunto de ilhas recortadas por pequenos cursos fluviais. As principais características do Rio Parnaíba e do seu delta, estão descritas nos trabalhos de Dodt (1873), Porto (1955), Maio (1962) e Steffan (1962). Os peixes de água doce do Rio Parnaíba foram bastante coletados e estudados, sendo regularmente conhecidos (Fowler, 1954; Porto, 1953; Roberts, 1968). O presente trabalho tem como objetivo o inventário dos peixes e sua distribuição, na zona estuarina do Rio Parnaíba.
Descrição: OLIVEIRA, Aida Maria Eskinazi de. Ictiofauna das águas estuarinas do Rio Parnaíba (Brasil). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 14, n.1, p. 41-45, jun. 1974.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1672
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1974_art_amedeoliveira.pdf302,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.