Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16761
Título: Desenvolvimento sustentável no município de Nova Jaguaribara: uma proposta de avaliação ex-post segundo os efeitos da construção do Complexo Padre Cícero-Castanhão
Autor(es): Salinas, Carlos Enrique Tupiño
Orientador(es): Oliveira, Vládia Pinto Vidal de
Palavras-chave: Avaliação ex-post
Evaluación ex-post
Análise Fatorial Múltiplo
Efeitos do Açude Castanhão
Município de Nova Jaguaribara
Desenvolvimento Sustentável
Análisis Factorial Múltiplo
Efectos del Embalse Castanhão
Município de Nova Jaguaribara
Desenvolvimento Sustentável
Análisis Factorial Múltiplo
Efectos del Embalse Castanhão
Municipio de Nova Jaguaribara
Desarrollo Sustentable
Data do documento: 2014
Citação: SALINAS, C. E. T. (2014)
Resumo: Entre a proposta de Gotemburgo e os Acordos de Rio+20, o desenvolvimento sustentável euro-comunitário, não obstante, converter-se em um fato político inevitável, transita por muitos campos de batalha. Rejeitada, aceita e/ou criticado, os municípios europeus, chineses, africanos, latinoamericanos e particularmente, os do semárdio do nordeste cearense brasileiro se modelaram nesse instrumento estratégico. Assim foi que no município de Jaguaribara se construiu o Açude Castanhão (6,7 bilhões de m³), o maior reservatório do Estado do Ceará. Então, depois de terminada a construção do açude, o Castanhão impulsionou desenvolvimento sustentável no município de Nova Jaguaribara? Para responder a tal questionamento, se propus uma avaliação ex-post baseada em uma análise estatístico de fatores múltiplos. Os resultados avaliaram: a) O Açude Castanhão, o principal Fator de Desenvolvimento Sustentável (FDS); b) a principal Unidade de Desenvolvimento Sustentável (UDS), a Sede Planejada, de precária; c) As outras MDS de paupérrimas. A pesquisa concluiu que o Açude Castanhão impulsionou no Município de Nova Jaguaribara um desenvolvimento sustentável precário, e que essa qualificação está mais associada com a adaptação de medidas euro-comunitárias do que a um modelo estratégico próprio sertanejo de desenvolvimento sustentável.
Resumo em espanhol: Entre la propuesta de Gotemburgo y los Acuerdos de Rio+20, el desarrollo sostenible euro-comunitario, no obstante, convertirse en un hecho político inevitable, transita por muchos campos de batalla. Rechazado, aceptado y/o criticado, los municipios europeos, chinos, africanos, latinoamericanos y particularmente, los del semárdio do nordeste cearense brasileño se modelaron a ese instrumento estratégico. Así fue que en el Municipio de Nova Jaguaribara se construyó la Represa Castanhão (6,7 billones de m³), el mayor reservatorio del estado del Ceará. Pero entonces, ¿Después de terminada la construcción de la represa, el Castanhão impulsó desarrollo sostenible en el Municipio de Nova Jaguaribara? Para responder a tal cuestionamiento, se propuso una evaluación ex-post basada en un análisis estadístico de factores múltiplos. Los resultados evaluaron: a) La Represa Castanhão, como el principal Factor de Desarrollo Sostenible (FDS); b) las principal Unidad de Desarrollo Sostenible (UDS), la Sede Planificada, de precaria; c) las otras UDS de paupérrimas. La investigación concluyo que la Represa Castanhão impulsó en el Municipio de Nova Jaguaribara un desarrollo sostenible precario. Y que esa calificación está más asociada con la adaptación de medidas euro-comunitarias de que a un modelo estratégico propio sertanejo de desarrollo sostenible.
Descrição: SALINAS, Carlos Enrique Tupiño. Desenvolvimento sustentável no município de Nova Jaguaribara: uma proposta de avaliação ex-post segundo os efeitos da construção do Complexo Padre Cícero-Castanhão. 2014. 165 f. : Tese (doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA, Fortaleza-CE, 2014
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16761
Aparece nas coleções:BU - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tese_cetsalinas.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.