Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1685
Título: Preservação da qualidade e da coloração do pargo, Lutjanus Purpureus Poey
Autor(es): Ogawa, Masayoshi
Maia, Everaldo Lima
Noronha, Maria da Conceição Caland
Beserra, Frederico José
Palavras-chave: Lutjanus - Purpureus - Pará
Peixe - Congelado
Data do documento: 1973
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: OGAWA. M.; MAIA, E. L.; NORONHA, M. da C. C.; BESERRA, F. J. (1973)
Resumo: A pesca industrial do pargo, Lutjanus purpureus Poey, tem grande significação econômica para o nordeste brasileiro, sendo esta espécie considerada como um dos seus principais recursos pesqueiros (Paiva et ai., 1971). Na exploração pargueira dessa região, sérios problemas têm surgido com respeito à preservação da qualidade e da coloração do pargo, tanto a bordo dos barcos de pesca como nas instalações frigoríficas de terra. Caland-Noronha & Bezerra (1969) estudaram qualitativa e quantitativamente a flora bacteriana do pargo capturado no nordeste brasileiro, relacionando-a com o tempo de estocagem a bordo dos barcos pesqueiros. Recentemente, Ogawa & Bastos (1971) verificaram a eficiência da imersão do pargo fresco em soluções contendo antibiótico - clorotetraciclina (CTC) - e antioxidante - Sústane A (emulsão composta de 10% de butiratohidroxianisol) - No presente estudo, continuação do anterior, se procura reduzir o trabalho nos barcos, pela utilização de gelo tratado com CTC.
Descrição: OGAWA, Masayoshi et al. Frederico José. Preservação da qualidade e da coloração do pargo, Lutjanus purpureus Poey . Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 13, n.1, p. 45-49, 1973.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1685
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1973_art_mogawa.pdf282,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.