Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16856
Título: Educação ambiental integrada: uma contribuição teórico-metodológica baseada na percepção ambiental da bacia do Rio Cocó - CE
Autor(es): Diógenes, Maria do Socorro Pereira
Orientador(es): Silva, Edson Vicente da
Palavras-chave: Educação ambiental
Educação Ambiental Integrada
Percepção da Paisagem
Bacia Hidrográfica
Perception Paysage
Bassin versant
Percepção geográfica
Bacias hidrográficas
Cocó, Rio (CE
Data do documento: 2011
Citação: DIÓGENES, M. S. P. (2011)
Resumo: O objetivo central desta dissertação é estudar algumas possibilidades teórico-metodológicas para contribuir com uma Educação Ambiental Integrada (EAI), baseada na percepção ambiental da Bacia do rio Cocó - CE. Para isso, enfatiza o papel de relevância dessa bacia para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), pelo fato de estar totalmente inserida no seu contexto histórico de urbanização e, por isso, exposta a diversificação das atividades humanas. Nessa linha, traz uma percepção, oriunda deste estudo, da evolução e modificação da paisagem compreendida pela Bacia do rio Cocó, resultante da ação de agentes naturais, mas principalmente antrópicos, como a acelerada e desordenada ocupação das margens dos seus cursos d’águas. Ainda, destaca o aumento populacional descontrolado e a falta de planejamento socioambiental integrado como causador de alterações no funcionamento da dinâmica natural dos recursos hídricos existentes na (RMF) e de diversos prejuízos de ordem social, ambiental e econômico para as populações ribeirinhas. Reforçando a ideia da necessidade de uma EAI adequada, este trabalho também reforça a percepção da paisagem de inserção da Bacia do rio Cocó, como um todo integrado, organizado no espaço geográfico através das relações de interação e interdependência entre o seu meio natural e social. A partir dessa compreensão o trabalho faz um direcionamento para a importância de uma Educação Ambiental Integrada, pensada como uma possibilidade de ação transdisciplinar, na qual todo cidadão e grupo social, em ação conjunta com o setor público e privado, deve ser ator ativo quanto a sua responsabilidade em cuidar do meio ambiente em que vive, como paisagem dinâmica internamente e conectada ao seu meio externo. Esta dissertação contribui para uma reflexão teórico-científica e crítica acerca da pluralidade de concepções e práxis em educação ambiental, ampliando sua dimensão para um encontro de saberes científicos e culturais, trazendo a luz o olhar transdisciplinar da crise ecológica global e possíveis soluções direcionadas à sustentabilidade da vida planetária, com equidade e ética socioambiental. Nessa perspectiva aponta uma Educação Ambiental Integrada - EAI, baseada em uma estrutura epistemológica tríplice: a percepção integrada da paisagem, exemplificada na Bacia do rio Cocó, a visão da ecologia profunda e o princípio biocêntrico, dialogando com Christofoletti (1980), Capra (1997), Mateo, Silva e Cavalcante (2007) e Toro (2005).
Descrição: DIÓGENES, Maria do Socorro Pereira. Educação ambiental integrada: uma contribuição teórico-metodológica baseada na percepção ambiental da bacia do Rio Cocó - CE. 2011. 265 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16856
Aparece nas coleções:PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_mspdiógenes.pdf13,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.