Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16859
Título: Avaliação do enxofre disponível em solos do estado do Ceará
Autor(es): Uchôa, Sandra Catia Pereira
Orientador(es): Hernandez, Fernando Felipe Ferreyra
Palavras-chave: Plantas e solo
Teor de enxofre
Enxofre
Solos - Ceará
Solos e Nutrição de Plantas
Data do documento: 1991
Citação: UCHÔA, S. C. P (1991)
Resumo: Em amostras superficiais de vinte três solos representativos do Estado do Ceará, foi determinado o enxofre disponível, por dois extratores químicos e conduzido ensaio em casa de vegetação, visando comparar a eficiência dos extratores e estabelecer níveis críticos. Os extratores usados foram solução de Ca(H2PO4)2 e NH40Ac em H0Ac. No ensaio em casa de vegetação utilizou-se, como planta indicadora, o sorgo forrageiro (Sorghum vulgari Pers.), em dois cultivos sucessivos. Os vinte três solos receberam dois níveis de adubação de S (0 e 50 ppm), segundo um delineamento experimental inteiramente casualizado, para os tratamentos em disposição fatorial (23 x 2), com três repetições. No primeiro cultivo, houve resposta significativa para a produção da matéria seca, em sete dos vinte três solos, enquanto que no segundo cultivo, todos responderam significativamente. O monofosfato de cálcio apresentou maior poder de extração de S disponível, que o acetato de amônio, no entanto, os teores de S obtido por ambos, apresentou correlação linear simples, altamente significativa (R2 = 0,90). O enxofre extraído com o monofosfato de cálcio apresentou melhores correlações com o incremento de produção e com o S absorvido pelas plantas, sugerindo ser o extrator mais indicado na avaliação do S disponível. Com ambos extratores estabeleceu-se o nível crítico, de S no solo, de 2,2 ppm.
Descrição: UCHÔA, Sandra Catia Pereira. Avaliação do enxofre disponível em solos do estado do Ceará. 1991. 107 f. Dissertação (Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas)-Departamento de Ciências do Solo, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1991.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16859
Aparece nas coleções:PPGASNP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1991_dis_scpuchoa.pdf47,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.