Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16903
Tipo: Dissertação
Título: Vulnerabilidade social: transformações no espaço urbano de Fortaleza no início do século XXI
Título em inglês: Social vulnerability : transformations in the urban area of ​​Fortaleza in the early twenty-first century
Autor(es): Araújo, Rachel Vieira de
Orientador: Costa, Maria Clélia Lustosa
Palavras-chave: Vulnerabilidade social;Fortaleza (CE);Educação;Habitação - Qualidade
Data do documento: 2015
Citação: ARAÚJO, Rachel Vieira de. Vulnerabilidade social: transformações no espaço urbano de Fortaleza no início do século XXI. 2015. 159 f. Dissertação (mestrado em geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2015.
Resumo: Estudos sobre vulnerabilidade social estão presentes em várias metrópoles da América Latina. Tais espaços são permeados por desigualdades onde diferentes grupos sociais vivem em condições precárias com déficit de infraestrutura e serviços e outros vivem em ótimas condições, com elevados índices educacionais, renda, infraestrutura e uma gama de serviços. O trabalho traz a discussão da vulnerabilidade social em Fortaleza no início do século XXI. Para isso é necessário compreender como a expansão urbana de Fortaleza contribuiu para o surgimento de espaços heterogêneos na cidade. A análise da vulnerabilidade social parte da coleta de informações dos censos demográficos do IBGE anos 2000 e 2010 para a criação de um banco de dados com informações sobre renda, educação e qualidade da habitação, dos diferentes grupos sociais que compõem a cidade. A partir destas informações é gerado o Índice de Vulnerabilidade Social IVS que permite analisar a espacialização da vulnerabilidade na capital, através de análises dos dados e confecção dos mapas. Dos índices sintéticos que compõem o cálculo do IVS, os dados sobre renda nos mostra que a cidade possui uma distribuição desigual da mesma ao longo de seu território. Sobre a educação, esta, possui menores disparidades prevalecendo resultados que vão de médio a muito alto. A qualidade da habitação embora apresente melhoras entre os anos em questão, ainda há carência no que se refere à distribuição da rede de esgoto. Em Fortaleza, a coleta de lixo e a rede de água são consideradas serviços universalizados. A comparação entre os dois períodos permitiu compreender o que mudou na cidade em uma década, o papel do estado como gerador de estrutura de oportunidades e como os diferentes grupos sociais recebem e transformam os recursos em ativos para superar as adversidades. São destacadas as áreas com os piores e melhores índices de vulnerabilidade social da capital discutindo as particularidades de cada uma. Os estudos de vulnerabilidade oferecem subsídios para outros trabalhos e também podem indicar ao poder público quais áreas necessitam de maiores investimentos visando diminuir as desigualdades sociais na capital.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16903
Aparece nas coleções:DGR - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_rvaraujo.pdf5,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.