Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1691
Título: Sobre a industrialização de cações no Nordeste brasileiro: I - Aproveitamento da carne e barbatanas
Autor(es): Ogawa, Masayoshi
Nobrega, José Wilson Menezes da
Beserra, Frederico José
Palavras-chave: Tubarão - Peixe - Brasil - Nordeste
Data do documento: 1973
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: OGAWA, M.; NOBREGA, J. W. M. da.; BESERRA, F. J. (1973)
Resumo: Os cações tem sido objeto dos mais variados estudos, principalmente nos países onde a pesca é exercida em escala industrial. No nordeste brasileiro, os cações se encontram entre as principais espécies marinhas capturadas pelo sistema de pesca artesanal, com maiores capturas em frente ao Estado do Maranhão (Paiva et al., 1971). Alguns fatores entretanto, exercem influência negativa com relação ao aproveitamento destas espécies, destacando-se, entre elas, a baixa comercialização e o odor da carne. Bastos & Alves (1971) elaboraram salsichas de pescado, com 50% de carne dos cações, não se verificando odor desagradável no produto final. O presente trabalho trata da industrialização de cações, através do processamento da carne para obtenção de filés salgados-secos e defumados, bem como do aproveitamento das barbatanas. As espécies estudadas, com seus respectivos nomes vulgares, foram as seguintes: sicuri branco - Carcharhynus porosus Ranzani, cação lixa - Ginglymostoma cirratvm (Bonnaterre) e cação lombo preto - Prionace glauca (Linnaeus).
Descrição: OGAWA, Masayoshi; NOBREGA, Jose Wilson Menezes da; BESERRA, Frederico José. Sobre a industrialização de cações no Nordeste brasileiro: I - Aproveitamento da carne e barbatanas. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 13, n.2, p. 91-97, dez. 1973.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1691
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1973_art_mogawa.pdf417,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.