Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1694
Título: Pescarias experimentais de lagostas com redes de espera, no Estado do Ceará (Brasil)
Autor(es): Paiva, Melquíades Pinto
Alcantara Filho, Pedro de
Matthews, Henry Ramos
Mesquita, Antonio Luciano Lôbo de
Ivo, Carlos Tassito Correa
Costa, Raimundo Saraiva da
Palavras-chave: Lagosta - Pesca - Ceará
Data do documento: 1973
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: PAIVA, M. P.; ALCANTARA FILHO, P, de.; MATTHEWS, H. R.; MESQUITA, A. L. L. de.; IVO, C. T. C.; COSTA, R. S. da (1973)
Resumo: A exploração lagosteira no Estado do Ceará (Brasil) foi iniciada no ano de 1955, utilizando típicas embarcações da pesca artesanal do nordeste brasileiro, de baixo rendimento e raio de ação muito limitado, que operavam com covos (manzuás) isolados e jererés (Paiva, 1958 e 1965). Posteriormente, aquelas embarcações primitivas foram sendo substituídas por outras com características modernas, estabelecendo-se um acentuado processo de motorizarão, permitindo maiores capturas e pescarias ao largo de toda a costa cearense (Costa, 1966 e 1969). Com a modernização da frota lagosteira, os jererés deixaram de ser utilizados; os covos se tornaram as armadilhas mais usadas para a pesca de lagostas. Após as modificações impostas e as tentativas de introdução de novos tipos, os covos para a captura de lagostas assumiram a forma hexagonal irregular, com armação de madeira, tela de arame e sanga única, dispostos em filas de unidades interligadas, formando espinheis (Costa, 1966 e 1969). Neste trabalho são apresentados os resultados de pescarias experimentais, realizadas com redes de espera em diferentes profundidades da plataforma continental do Estado do Ceará, procurando-se verificar a ação destes aparelhos de pesca sobre os estoques de lagostas e seu biótopo.
Descrição: PAIVA, Melquíades Pinto et al. Pescarias experimentais de lagostas com redes de espera, no Estado do Ceará (Brasil). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 13, n.2, p. 121-134, dez. 1973.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1694
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1973_art_mppaiva.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.