Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1696
Título: Sobre o "isinglass" da bexiga natatória da pescada amarela, Cynoscion acoupa (Lacépède)
Autor(es): Bastos, José Raimundo
Nunes, Maria Lucia
Palavras-chave: Isinglass - Parnaíba, Rio (MA e PI)
Data do documento: 1973
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: BASTOS, J. R.; NUNES, M. L. (1973)
Resumo: O "isinglass" é um produto obtido da bexiga natatória de peixes, sendo usado como matéria prima para a elaboração de gelatina, e também como clarificante na indústria vinícola. O "isinglass" da bexiga do esturjão é usado apenas para clarificar vinhos brancos de mesa (Amerine et ai., 1967). Outras espécies das famílias Gadidae, Acipenceridae, Cyprinidae e Siluridae, constituem excelente matéria prima para obtenção deste produto (Tressler & Lemon, 1951). O presente estudo tem por objetivo a elaboração de "isinglass" a partir da bexiga natatória da pescada amarela, Cynoscion acoupa (Lacépède), espécie marinha da família Sciaenidae, que ocorre desde o Panamá até o Estado de São Paulo (Brasil).
Descrição: BASTOS, Jose Raimundo; NUNES, Maria Lucia. Sobre o "isinglass" da bexiga natatória da pescada amarela, Cynoscion acoupa (Lacépède). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 13, n.1, p. 17-18, mar. 1973.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1696
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1973_art_jrbastos.pdf145 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.