Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1699
Título: Aspectos cronológicos da reprodução da lagosta Panulirus argus (Latreille), no Estado do Ceará (Brasil)
Autor(es): Mesquita, Antonio Luciano Lôbo de
Palavras-chave: Lagosta - Ceará
Data do documento: 1973
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: MESQUITA, A. L. L. de (1973)
Resumo: A exploração lagosteira é a principal atividade industrial da pesca marítima no nordeste brasileiro. O conhecimento dos fenômenos ligados à reprodução das espécies de valor comercial é muito importante para a biologia pesqueira. No presente trabalho realizamos o estudo cronológico da reprodução da lagosta Panulirus argus (Latreille), em águas costeiras do Estado do Ceará (Brasil). Os dados em que se baseia o presente trabalho procedem de amostragens realizadas nos desembarques de lagostas, efetuados no município de Fortaleza (Estado do Ceará - Brasil). As amostras correspondem a 1688 dias de pescarias de pequenos botes motorizados, no período de 1962 a 1970. Foram amostrados 47.037 lagostas da espécie Panulirus argus, das quais 21.566 eram fêmeas; entre estas, 6.117 foram encontradas em processo de reprodução.As fêmeas consideradas em processo de reprodução foram as que estavam com espermoteca íntegra, ovadas ou com restos de espermoteca.
Descrição: MESQUITA, Antonio Luciano Lôbo de. Aspectos cronológicos da reprodução da lagosta Panulirus argus (Latreille), no Estado do Ceará (Brasil). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 13, n.2, p. 77-82, dez. 1973.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1699
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1973_art_alldemesquita.pdf288,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.