Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17043
Título: As mudanças de usos da Praça Clóvis Beviláqua: do ponto do chafariz às águas da intelectualidade (Fortaleza-CE, 1888-1943
Autor(es): Almeida Neto, José Maria
Orientador(es): Silva Filho, Antonio Luiz Macêdo e
Palavras-chave: Public
Quotidien
Espaços públicos – Aspectos sociais – Praça Clóvis Beviláqua(Fortaleza,CE) – 1888-1943
Vida urbana – Praça Clóvis Beviláqua(Fortaleza,CE) – 1888-1943
Praça Clóvis Beviláqua(Fortaleza,CE) – Condições sociais – 1888-1943
Praça Clóvis Beviláqua(Fortaleza,CE) – Usos e costumes – 1888-1943
Data do documento: 2015
Citação: Almeida Neto, J. M.; Silva Filho, A. L. M. (2015)
Resumo: Neste trabalho procuramos compreender as mudanças de uso da atual Praça Clóvis Beviláqua (antiga, Praça de Pelotas e Praça da Bandeira) na cidade de Fortaleza-CE, no período compreendido entre 1888 e 1943, quando este espaço da cidade passou por incisivas alterações. Para tanto, buscamos mapear os usos da praça no final do século XIX e como se deram as alterações físicas e simbólicas no século seguinte quando aquele logradouro passou a ser completamente inserido nas dimensões urbanas da cidade, sendo escolhido como local de construções das caixas de água (reservatórios de abastecimento da cidade) e do prédio da Faculdade de Direito. Assim, tentamos mostrar como o crescimento da cidade modificou as formas de lidar com os espaços públicos. O trabalho parte da perspectiva de que os espaços são construídos pelos seus sujeitos e ganham novos significados à medida que estes sujeitos recriam novos símbolos e referências para si. Como recurso, utilizamos documentos de caráter variado: Almanaque, Códigos de Postura, Jornais, Décimas Urbanas, Crônicas, Fotografias, Guia da Cidade, Relatórios dos Presidentes do Estado e Plantas urbanísticas.
Descrição: ALMEIDA NETO, José Maria. As mudanças de usos da Praça Clóvis Beviláqua: do ponto do chafariz às águas da intelectualidade (Fortaleza-CE, 1888-1943). 2015. 179f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17043
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_jmalmeidaneto.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.