Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1705
Título: Interfaces entre desenvolvimento, políticas de agronegócio e políticas de transportes: o caso da Região da Ibiapaba no Estado do Ceará
Título em inglês: Interfaces between development, agribusiness policies and transportation policies: the case in the ibiapaba region in the State of ceará
Autor(es): Santiago, Lucimar da Silva
Orientador(es): Bastos, Marta Maria de Mendonça
Palavras-chave: Transportes
Políticas Públicas
Agronegócio
Data do documento: Mar-2005
Citação: SANTIAGO, L. S. (2005)
Resumo: Importantes transformações, conhecidas como globalização, estão ocorrendo na economia mundial e imprimem, à todos os países, necessárias mudanças na forma de administrar suas economias. Entretanto, a globalização se processa de forma conservadora, acentuando históricas desigualdades sociais e regionais, além de criar novas desigualdades. Sendo impossível de se atingir, pelas livres forças de mercado como preconizado pelo neoliberalismo global, o Desenvolvimento requer planejamento governamental visando direcionar, equilibrar e distribuir no espaço, o crescimento da atividade econômica, além de garantir a distribuição da renda gerada pelo crescimento econômico pelo conjunto das unidades familiares. Entretanto, o Estado do Ceará também adotou o receituário neo-liberalglobal, enfatizando o crescimento econômico e a atração de investimentos externos, como vetores principais de seu processo de desenvolvimento, sem preocupações de distribuir equilibradamente por entre suas regiões e populações o produto deste crescimento. No final da década de oitenta e início da década de noventa, mudanças na base do setor primário cearense se iniciaram e este, passou a esboçar tendência de integração entre os setores agrícola e industrial, dando origem ao agronegócio ou agribusiness. O governo cearense percebendo, as potencialidades da região da Ibiapaba, para a produção agrícola e, também, necessitando incentivar em uma outra matriz, o “desenvolvimento” do Estado, optou por investir intensamente, a partir de 1998, em agricultura irrigada polarizada. Dentro de sua visão particular de “agronegócio” e de “desenvolvimento”, o principal passo adotado para o setor agrícola pelos Governos das Mudanças - a partir de Tasso Jereissati - foi conceber pólos de crescimento agrícola: agropólos, dentre os quais o da Ibiapaba. Neste contexto, esta dissertação tratou de correlacionar, de modo geral para o Ceará e, particularmente para esta a região, Desenvolvimento, Política de Agronegócios e Políticas de Transportes. Tratou de analisar se Políticas de Desenvolvimento Regional Global, devem ou não, preceder Políticas Setoriais tanto em termos de infra-estruturas de transportes, quanto em termos de agronegócios, ou se é possível obter resultados duradouros, para o desenvolvimento regional, sem a clara definição e aplicação destas.
Abstract: Major transformations, known as globalization, are taking place in the world economy and these are making necessary, to all countries, to undertake the adequate changes in the manner of managing its economies. However, globalization is being processed in a conservative way, highlighting historical social and regional inequalities, besides generating new inequalities. Rendering it impossible to achieve by the market’s free forces as set up by the global neoliberalism, Development requires governmental planning aiming to direct, balance and distribute, within the space, the economic activities growth, besides warranting the distribution of income generated by the economic growth coming out from the family units. In spite of all that, the State of Ceará has also adopted the neoliberal-global prescription, focusing on economic growth and the attraction of foreign investments as the main vectors of its development process, without concern for the balanced distribution among its regions and populations of the product provided by this growth. In the late 80’s and early 90’s, changes started to occur in the State of Ceará primary sector base and this sector started to display a slight trend towards the integration of both agricultural and industrial sectors, this was the inception of agribusiness. The State of Ceará administration, noticing the potential of the Ibiapaba region for the agricultural production, and as it needed as well to foster in another matrix the state’s “development”, it has chosen to invest heavily, as from 1998, in the polarized irrigation agriculture. Within the administration’s private view of “agribusiness” and of “development” the main measure adopted for the agricultural sector by the state’s governments for changes starting from Tasso Jereissati – was to conceive agricultural growing poles, among which lies Ibiapaba. In this context, the current dissertation endeavor to correlate, in a general manner for the State of Ceará, and in particular to this region, Development, Agribusiness Policies and Transportation Policies. An analysis was carried out to verify whether Global Regional Development Policies should or not precede sectorial policies, both in what concern transportations infrastructure, as well as in agribusiness features, or whether it is possible to obtain long lasting results for the regional development without a clear cut definition and application of these Text.
Descrição: SANTIAGO, L. S. Interfaces entre desenvolvimento, políticas de agronegócio e políticas de transportes: o caso da região da Ibiapaba no Estado do Ceará. 2005. 188 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1705
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_dis_lssantiago.pdf4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.