Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17070
Título: Monitoramento de abelhas em plantios de cajueiros próximos a fragmentos vegetais
Título em inglês: Monitoring of bees in cashew plantations near vegetation fragments
Autor(es): Andrade, Patrícia Barreto de
Orientador(es): Freitas, Breno Magalhães
Palavras-chave: Zootecnia
Abundância de abelhas
Apis mellifera
Pan traps
Riqueza de espécies
Trigona spinipes
Data do documento: 2014
Citação: ANDRADE, P. B. (2014)
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar, por meio do uso de armadilhas coloridas do tipo pan traps de três cores diferentes (azul, amarela e branca), no início, meio e fim do período de florescimento do cajueiro, o efeito da proximidade de fragmentos vegetais maiores e menores na diversidade, riqueza de espécies e na abundância de abelhas encontradas em áreas de cajucultura no município de Horizonte, Estado do Ceará durante dois anos. O trabalho foi conduzido no período de julho de 2011 a junho de 2013. As coletas de abelhas foram realizadas em cinco áreas, usando água com detergente para atrair as abelhas para as pan traps coloridas. Os resultados mostraram a riqueza de espécies e a abundância de indivíduos capturados nas pan traps variaram em função da distância e da presença do grande e do pequeno fragmento vegetal, do ano e das áreas monitoradas. As médias dos valores de riqueza total das áreas sem pequeno fragmento de vegetação foram maiores que as com esses fragmentos. As áreas situadas a menos de 1 Km do grande fragmento de vegetação apresentaram mais indivíduos. A riqueza de abelhas não sociais dentro do fragmento foi maior que nas distâncias de 80 m, 160 m e 240 m do pequeno fragmento de vegetação. Independente da área em que estavam instaladas, a pan trap azul se destacou com maior representatividade, seguida da amarela e do branco. A diversidade e a riqueza de espécies coletadas nas pan traps brancas foi maior, em seguida foi na azul e na amarela. O método dos pan traps propicia conhecer as espécies de polinizadores potenciais que frequentam uma área agrícola e como variam em riqueza e abundância no cultivo. A riqueza e abundância de potenciais polinizadores do cajueiro dependem da proximidade de grandes fragmentos de vegetação que funcionem como „reservatórios‟ dessas espécies para as áreas de cultivo. Há um gradiente decrescente na diversidade de abelhas a partir da vegetação nativa ao redor de plantios de cajueiro em direção ao interior do cultivo. Práticas amigáveis aos polinizadores devem ser implementadas visando mitigar esse efeito.
Descrição: ANDRADE, Patrícia Barreto de. Monitoramento de abelhas em plantios de cajueiros próximos a fragmentos vegetais. 2014. 69 f. Tese (doutorado em zootecnia)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17070
Aparece nas coleções:PPGZO - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tese_pbandrade.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.