Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17071
Título: Substituição parcial do leite por soro de queijo e ovo na diéta líquida de bezerros leiteros
Título em inglês: Partial substitution of milk for cheese whey and egg in liquid diet leiteros calves
Autor(es): Lima, Patrícia de Oliveira
Orientador(es): Cândido, Magno José Duarte
Palavras-chave: Zootecnia
Conversão alimentar
Cortes especiais
Desenvolvimento ruminal
Proteína não láctea
Rendimento de carcaça
Data do documento: 2008
Citação: LIMA, P. O. (2008)
Resumo: Avaliou-se neste trabalho a influência das dietas sobre o desempenho ponderal, eficiência alimentar, perfis dos metabólitos séricos relacionados ao status protéico e energético, desenvolvimento ruminal e rendimento de carcaça e dos cortes especiais de bezerros recebendo diferentes dietas líquidas durante a fase de aleitamento. Foram utilizados 24 bezerros mestiços de holandês x zebu, com um peso vivo médio de 35,6 kg, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com 04 (quatro) tratamentos e 06 (seis) repetições: LI: Leite integral (Controle); LS: 50% Leite integral + 50% de Soro de queijo in natura; LSO: LS adicionado de 01 (um) ovo integral in natura; LSOB: LSO adicionado de biotina (05mg/animal/dia). A adaptação dos animais às dietas experimentais compreendeu os 10 (dez) dias que antecederam ao início dos respectivos tratamentos, quando os animais receberam o soro de queijo em substituição parcial ao leite integral, de maneira gradativa (5% a cada dia até o percentual de 50% da dieta). Os animais tiveram à sua disposição concentrado farelado, feno de capim Tifton-85 (Cynodon sp.) e água ad libitum desde o nascimento até o desmame, que ocorreu aos 60 dias de idade. Diariamente foram coletas sobras dos alimentos sólidos e semanalmente foram tomadas medidas corporais e de peso, amostras de sangue por venipunção jugular externa, no período da manhã, antes do fornecimento da dieta líquida e 02 (duas) horas após a ingestão desta, em tubos do tipo vacutainer, sem adição de anticoagulantes. Ao final do período experimental, aos 60 dias de idade, os bezerros foram abatidos e foram tomadas as medidas relativas ao rendimento de carcaça e retiradas amostras do tecido absortivo do rúmen e intestino delgado para análise histológica. Todas as médias encontradas para cada uma das variáveis avaliadas neste estudo se mostraram dentro dos limites normais referenciados na literatura para bezerros lactentes e os valores não diferiram estatisticamente entre os tratamentos. As dietas líquidas propostas não provocaram nenhuma influência sobre os parâmetros analisados, logo se pode utilizar o soro em substituição parcial ao leite integral, na proporção de 50%, sem adição de ovo ou biotina, uma vez que os mesmos também não acarretaram em alterações das variáveis estudadas.
Abstract: Alimentary efficiency; dressing; non lacteal protein; organs weight; ruminal development; special cuts.
Descrição: LIMA, Patrícia de Oliveira. Substituição parcial do leite por soro de queijo e ovo na diéta líquida de bezerros leiteros. 2008. 136 f. Tese (doutorado em zootecnia)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17071
Aparece nas coleções:PPGZO - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tese_polima.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.