Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1708
Título: Estudo sobre a biologia da Pesca do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Nordeste brasileiro: dados de 1970 e 1971
Autor(es): Fonteles Filho, Antonio Adauto.
Palavras-chave: Lutjanus - Purpureus
Pesca - Brasil - Nordeste
Data do documento: 1972
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: FONTELES FILHO, A. A. (1972)
Resumo: Com o presente trabalho damos continuidade ao estudo da biologia da pesca do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no nordeste do Brasil, tendo em vista observar as variações estacionais na composição de tamanhos, proporção sexual, reprodução e abundância relativa. O pargo continua sendo o segundo recurso pesqueiro regional, em importância económica, capturado pelo sistema de pesca industrial. Durante os anos de 1970 e 1971, a frota pargueira sediada em Fortaleza capturou cerca de 1.250 e 1.400 toneladas desta espécie, respectivamente. Consideramos o barco como unidade amostral e, de cada desembarque, tomamos uma amostra constituída de mais de duzentos indivíduos, medindo-se o comprimento total; também, urna sub-amostra com número determinado de indivíduos, medindo-se o comprimento total e registrando-se o sexo e o estádio de maturidade sexual.
Descrição: FONTELES FILHO, Antonio Adauto. Estudo sobre a biologia da Pesca do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Nordeste brasileiro: dados de 1970 e 1971. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 12, n.1, p. 21-26, jun. 1972.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1708
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1972_art_pdeafilho.pdf602,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.