Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17207
Título: O mapa antes do território: o Rio Javari e a construção do Espaço Nacional
Autor(es): PEIXOTO, Renato Amado
Palavras-chave: Cartografia
Espaço nacional
Javari
Data do documento: 2002
Editor: Trajetos Revista de História UFC
Citação: PEIXOTO, R. A. (2002)
Resumo: Algumas vezes o mapa antecede o território e torna-se a única realidade, não representando, mas estabelecendo sua existência. A cartografia do rio Javari foi parte da construção do Espaço Nacional brasileiro. Mas o mapa é mais do que uma representação passiva do território: o que é marcado no mapa é afirmado como real, então, uma mudança no mapa pode abrir a possibilidade de muitas outras.
Abstract: Sometimes the map precedes the territory, and becomes the only reality, not representing but establishing its existence. The mapping of river Javari was part of the brazilian National Space construction, But the map is more than merely a passive representation of the territory: that which is marked on the map is affirmed as real, so, one change to the map would open up the possibility of others.
Descrição: PEIXOTO, Renato Amado. O mapa antes do território: o Rio Javari e a construção do Espaço Nacional. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 134-151, 2002.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17207
ISSN: 1676 - 3033
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_rapeixoto.pdf5,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.